Confira os principais press releases divulgados pelo Fleury Medicina e Saúde.

Fleury lança teste para classificar tumor metastático de origem desconhecida em parceria com Onkos e Hospital de Câncer de Barretos.

Publicado em: 06/02/2018
Atualizado em: 06/02/2018

Por:

Solução diagnóstica analisa 95 genes  e cruza com um banco de dados de aproximadamente 4.500 padrões genéticos já mapeados e divididos em 25 tipos de cânceres. Universidade Federal do Maranhão também colaborou com o desenvolvimento do teste, que ajuda a nortear o tratamento

Estima-se que, de todos os casos de cânceres diagnosticados no mundo, cerca de 2% a 5% sejam de origem desconhecida, ou seja, são tumores em fase metastática que não se pode determinar em qual órgão do corpo ocorreu sua primeira manifestação, o tumor primário. Dados da American Cancer Society apontam para até 33 mil novos casos desse tipo, em 2017, nos Estados Unidos. Com o objetivo de mitigar essa estatística, ainda não contabilizada oficialmente no Brasil, é que o Fleury Medicina e Saúde uniu-se ao Hospital de Câncer de Barretos, à Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e à startup brasileira ONKOS​ para a criação de um teste que permite caracterizar com qual tipo o tumor se assemelhar. O teste é chamado de TOT​ e está disponível desde Novembro de 2017.

Uma das principais informações necessárias para a escolha do melhor tratamento para um paciente com câncer é a definição das características do tumor. Por exemplo, um tumor metastático no fígado cujas células tumorais se assemelham ou se originam no pulmão deve ser classificado e tratado como câncer de pulmão e não como câncer de fígado. “Conhecer as características um tumor metastático é fundamental para a definição de tratamento e da conduta clínica”, explica a Jeane Tsutsui, diretora executiva de Negócios  da marca Fleury Medicina e Saúde.

Por meio de um algoritmo que utiliza Inteligência Artificial, o TOT​ é capaz de caracterizar e classificar casos de tumores metastáticos considerados até então desconhecidos. Com técnicas avançadas de Bioinformática e Aprendizado de Máquina, o teste analisa a expressão de 95 genes a partir de amostra de metástase do paciente e cruza com um banco de dados de aproximadamente 4.500 padrões genéticos já mapeados e divididos em 25 tipos de cânceres. Com base no cruzamento dessas informações é que o algoritmo realiza a classificação molecular, sugerindo como qual tumor existe maior semelhança.

De acordo com o biólogo molecular e fundador da ONKOS​ ,  Marcos Tadeu dos Santos, o  TOT​ é indicado não apenas para pacientes com tumores metastáticos de origem primária desconhecida como também para casos em que o médico precisa confirmar hipóteses já levantadas sobre as caracteristicas de um tumor, servindo como uma segunda opinião.

O trabalho que culminou no TOT teve duas fases básicas: a de desenvolvimento do algoritmo classificador, feito a partir da análise de dados de expressão gênica de 4.429 amostras e a montagem de um banco de dados referência e a de validação do algoritmo de classificação molecular. Para a fase de validação, foram utilizadas amostras de 105 pacientes metastáticos do Hospital de Câncer de Barretos cuja origem primária do tumor pode ser determinada, de forma a servir como base de comparação dos resultados processados pelo algoritmo do  TOT​. Ao final dos testes realizados, o  TOT​ foi capaz de classificar de forma correta em 84% dos casos.

“Melhorar a caracterização de um câncer metastático desconhecido pode ser a esperança de um melhor resultado terapêutico e, na maioria das vezes, traz entendimento e conforto para o paciente e sua família que até então desconheciam de onde surgiu a doença”, ressalta Flavio Mavignier Cárcano, oncologista clínico do Hospital de Câncer de Barretos. “Este exame auxilia o médico a fazer escolhas sobre o tratamento mais adequado e potencialmente mais eficaz para cada paciente”, completa. O trabalho científico teve a patente depositada em 2014 no Brasil, EUA, Europa e Canadá e foi aceito para publicação no periódico cientifico britânico Journal of Clinical Pathology.

Disponível em qualquer unidade do Fleury Medicina e Saúde, o TOT​ também  pode ser solicitado por meio da nova plataforma online 'Fleury Genômica' (www.fleurygenomica.com.br), canal de conhecimento e de e-commerce de testes genéticos do Grupo Fleury.

Sobre o Fleury Medicina e Saúde

Referência nacional em Medicina Diagnóstica e de Precisão, o Fleury oferece 3,5 mil testes em 37 diferentes especialidades médicas. Entre as recentes inovações ofertadas está a plataforma Fleury Genômica (www.fleurygenomica.com.br), canal dedicado a atender com excelência clientes e médicos e que possibilita a realização de testes genéticos em amostra de saliva, sangue e biópsias inteiramente online, mediante pedido médico para clientes situados em qualquer região do País e do mundo. Também é precursor no conceito de Centro Integrado de Medicina Diagnóstica, que oferece uma solução diagnóstica completa, assessoria médica e serviços singulares, como a Vila da Saúde, para atendimento infantil; Gestar Fleury, dedicado à medicina fetal; Imagem Osteomuscular, dedicado a doenças osteomusculares; entre outros. O Fleury possui unidades de atendimento nos municípios de São Paulo (SP), Santo André (SP), São Bernardo do Campo (SP), São Caetano do Sul (SP), Barueri (SP), Cotia (SP), Campinas (SP) e Jundiaí (SP), além de Brasília (DF).

Curta o Fleury no Facebook: www.facebook.com/FleuryMedicinaeSaude
Inscreva-se no canal do Fleury no Youtube:
www.youtube.com/FleuryMedicinaeSaude​

Mais informações para Imprensa

A4&Holofote Comunicação - https://www.facebook.com/a4eholofote/
Verena Souza - [email protected] - (11) 3897-4124 / (11) 99917-3208
Mariana Bertolini - [email protected] - (11) 3897-4133 / (11) 99916-8091

Sobre o Grupo Fleury

“Estar presente no dia-a-dia das pessoas, acolhendo-as e provendo soluções integradas de medicina e saúde por meio do conhecimento e a busca constante pela excelência.”

Em 2016 o Grupo Fleury completou 90 anos de história, consolidando-se como uma das mais tradicionais organizações de medicina e saúde do País, referenciada pela comunidade médica, pacientes e opinião pública por sua excelência médica e de atendimento, inovação e desenvolvimento sustentável. A Companhia conta com as seguintes linhas principais de negócios:

• Unidades de Atendimento: São 141 unidades nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Bahia e Paraná, além do Distrito Federal, prestando serviços privados de medicina diagnóstica para planos de saúde premium e intermediário-alto;
  • Operações Diagnósticas em Hospitais: Realização de diagnósticos para 22 hospitais, mais voltados para análises clínicas, fornecendo informações diagnósticas de alto valor agregado aos médicos dessas instituições;
  • Laboratório de Referência: Realização de exames de alta complexidade para laboratórios, hospitais e clínicas em todo o Brasil, possibilitando a esses clientes a ampliação de sua gama de oferta com qualidade diagnóstica única.

Grupo Fleury em números de 2016:

• R$ 2,3 bilhões de receita e R$ 228,7 milhões de lucro líquido;
  • 60,3 milhões de exames produzidos;
  • 187,2 mil assessorias médicas e 72,6 mil relatórios integrados
  • 3,5 mil testes ofertados em 37 áreas;
  • 8,4 mil funcionários e 1,7 mil médicos prestando serviços;
  • 6 marcas presentes nas maiores regiões metropolitanas do Brasil e posicionadas nos setores premium e intermediário.