Aconselhamento genético em câncer hereditário ajuda médico e paciente a tomar decisões | Revista Médica Ed. 5 - 2003

Serviço avalia o risco de desenvolvimento de neoplasias à luz da história pessoal e familiar do indivíduo

Serviço avalia o risco de desenvolvimento de neoplasias à luz da história pessoal e familiar do indivíduo

Cerca de 5% das neoplasias têm importante componente hereditário, com transmissão na maior parte das vezes de caráter dominante.

O aconselhamento genético em câncer é considerado uma parte importante do acompanhamento clínico de indivíduos pertencentes a famílias com alta incidência de tumores malignos. No Fleury, esse serviço procura avaliar o risco de câncer em um determinado paciente por meio de uma análise minuciosa de sua história clínica pessoal e familiar. Da mesma forma, leva em conta recomendações de especialistas da área, aceitas internacionalmente.

Os dados são incluídos em um relatório, que também informa o interessado sobre a disponibilidade de testes para investigar a condição e, em alguns casos, estima a probabilidade de detectar a alteração genética.

Durante as sessões de aconselhamento, o cliente e seus familiares recebem informações a respeito do mecanismo de herança e do risco de transmissão de síndromes de câncer hereditário, bem como sobre a possibilidade de realização de testes genéticos, conhecendo suas implicações e limitações. Caso se confirme alguma forma de predisposição hereditária a câncer, são consideradas ainda as medidas disponíveis para a detecção precoce ou a prevenção de neoplasias. O Fleury envia todos esses dados ao médico responsável pela solicitação do aconselhamento genético, que, dessa maneira, participa, em conjunto com o paciente, da decisão sobre o que fazer.

Para obter mais detalhes, envie um e-mail para [email protected].