Cápsula endoscópica revoluciona a avaliação do intestino delgado | Revista Médica Ed. 1 - 2005

O exame tem especial utilidade neste segmento do tubo digestivo, que é de difícil análise pelos métidos de investigação tradicionais.

O exame tem especial utilidade neste segmento do tubo digestivo, que é de difícil análise pelos métidos de investigação tradicionais.

A cápsula endoscópica é um sistema de câmera com transmissão de imagem sem fio que possui o formato de uma cápsula, própria para ser ingerida com facilidade e naturalmente eliminada nas fezes. No decorrer do exame, a câmera percorre o trato digestivo, movida pelo peristaltismo, e transmite cerca de duas fotos por segundo para um gravador fixado na cintura do paciente.

Um computador processa as imagens capturadas, o que permite que o médico as analise como se fosse um filme de aproximadamente uma hora. O procedimento dura cerca de oito horas, período que corresponde ao tempo de vida da bateria existente dentro da cápsula. O indivíduo não sente dor e pode realizar suas atividades cotidianas, sem necessidade de ficar em ambiente hospitalar.

O recurso tem se mostrado eficiente para avaliar especialmente o intestino delgado, segmento do trato digestivo de difícil análise pelos métodos de imagem até então existentes. Está indicado nos casos suspeitos de sangramento do intestino delgado, na investigação de quadros diarréicos e de dores abdominais, na pesquisa de neoplasias do intestino delgado, na doença de Crohn, em lesões por antiinflamatórios, na doença celíaca e nas enterites actínicas e infecciosas.