Check-up Fitness determina aptidão para a atividade física | Revista Médica Ed. 6 - 2009

O serviço tem foco na fisiologia do exercício, fornecendo orientações personalizadas para o indivíduo começar um treinamento ou se aprimorar num programa já iniciado.

O serviço tem foco na fisiologia do exercício, fornecendo orientações personalizadas para o indivíduo começar um treinamento ou se aprimorar num programa já iniciado.

Acompanhando o crescente interesse da população por programas de condicionamento físico, o Fleury criou, há cinco anos, o Check-up Fitness, que congrega as diversas avaliações necessárias para determinar a aptidão física para o exercício, além de analisar a saúde clínica e o histórico alimentar do paciente. Para tanto, o serviço se vale de consultas com médico do esporte e nutricionista, bem como de exames complementares. O check-up está indicado para indivíduos sedentários que pretendem iniciar um programa de exercícios, para pessoas que querem associar uma alimentação saudável à prática de atividade esportiva e mesmo para quem já realiza algum tipo de treinamento e deseja prosseguir em seu programa de condicionamento físico com informações completas para adequar ou aprimorar sua performance.

Pilares do Check-up Fitness

1. Consulta com médico do esporte
- Anamnese clínica e esportiva, ou seja, com história pregressa de atividade física, lesões, tratamento e reabilitação
- Avaliação física completa, com análise de postura global, de flexibilidade da coluna lombar e de membros inferiores, superiores e quadril, exame musculoesquelético geral e exame antropométrico

2. Consulta com nutricionista
- Com ênfase na prática de atividade física e na reeducação alimentar

3. Avaliação laboratorial
- Hemograma
- Glicemia de jejum
- Colesterol total e frações
- Triglicérides
- Ácido úrico
- Ferritina

4. Avaliação de fisiologia do exercício e aptidão física
- Teste cardiopulmonar para determinar VO2, limiares de treinamento aeróbico e limitações respiratórias ao esforço
- Densitometria óssea de corpo inteiro para o estudo da composição corporal (massa magra e gordura corporal)

Olha a hemoglobina!

Como a hemácia tem a função primordial de transportar oxigênio pelos órgãos e o corpo consome um grande volume desse gás durante a prática de exercícios, deve haver um número adequado de células vermelhas para que a atividade física não sobrecarregue principalmente o coração. O fato é que, para decidir se um indivíduo está apto para um treinamento físico, não dá para abrir mão de conhecer suas condições hematológicas, uma vez que, diante de uma hemoglobina abaixo do normal, já existe indicação de efetuar ajustes no programa de exercícios e até mesmo de prescrever uma pausa, pelo menos até que a situação esteja esclarecida e tratada. A causa mais comum de anemia é a deficiência de ferro, sobretudo em mulheres com menstruação abundante e em pessoas com restrições alimentares severas. A dosagem de ferritina denuncia a carência do mineral, que, na maior parte das vezes, se origina de sangramento vaginal e/ou gastrointestinal. Se, contudo, a deficiência de ferro não for a vilã, convém encaminhar o paciente para um especialista, já que a reposição de ferro num teste terapêutico pode ser danosa em alguns tipos de anemia.

Assessoria Médica
Dr. Pablius Staduto Braga Silva: [email protected]