Cultura por sonicação favorece o diagnóstico etiológico de infecções osteoarticulares relacionadas a próteses ortopédicas | Revista Médica Ed. 4 - 2015

O método de sonicação de próteses retiradas durante a revisão de artroplastia vem sendo útil para os pacientes com suspeita de processo infeccioso, a fim de confirmar o diagnóstico microbiológico.

 

SPL/LATINSTOCK


O método de sonicação de próteses retiradas durante a revisão de artroplastia vem sendo útil para os pacientes com suspeita de processo infeccioso, a fim de confirmar o diagnóstico microbiológico. Além de a infecção ser preocupante, por poder levar à instabilidade da prótese e reduzir a vida útil do dispositivo, esse diagnóstico representa um desafio para ortopedistas e infectologistas, já que os exames de imagem têm especificidade limitada, a obtenção de material para análise microbiológica é complexa e a proporção de resultados falso-negativos das culturas pode chegar a 40% dos casos. 


Nesse sentido, Trampuz e colaboradores estudaram, em 2007, 331 próteses de quadril ou joelho e padronizaram uma técnica de sonicação dos seus componentes, que foram imersos em solução de Ringer em um recipiente estéril e vedado. Os pesquisadores demonstraram que as culturas do líquido sonicado tinham maior sensibilidade (78,5%) e alta especificidade (98,8%) em comparação às culturas de amostras de secreção e de tecido periprotético, que apresentaram sensibilidade de 60,8% e especificidade de 99,2%, quando utilizado o ponto de corte de 10 UFC/mL de sonicado. Essa diferença mostrou-se ainda mais significativa em pacientes que receberam antibiótico nos 14 dias que precederam a cirurgia, com aumento da sensibilidade de 45% para 75% (p<0,001). 


O Fleury oferece a sonicação de próteses articulares para seus hospitais clientes desde 2013. Ao receber a solicitação da equipe médica, envia os recipientes estéreis para que a central de esterilização local os esterilize novamente, conforme os protocolos padronizados na instituição. Depois de acondicionado, o material deve ser prontamente transportado para a área técnica, idealmente em até duas horas. 


É possível utilizar o método de sonicação para culturas de outros dispositivos implantáveis, como próteses cardíacas, componentes de marca-passo e pontas de cateter de longa permanência, embora ainda não haja critérios interpretativos bem estabelecidos na literatura científica.



Entenda a técnica de sonicação

Assim que o recipiente com a prótese é recebido na área técnica, adiciona-se um volume de solução de Ringer estéril, suficiente para recobrir o dispositivo. O conjunto é submetido à sonicação por um minuto e, a seguir, o líquido é semeado em placas de ágar sangue e ágar chocolate, assim como em caldo tioglicolato. Após incubação por 24 a 72 horas, afere-se o número de colônias (UFC). São consideradas significativas culturas com contagem igual ou superior a 10 UFC/mL de sonicado. Para as próteses de ombro, o tempo de incubação aumenta para até duas semanas, visto que o Propionibacterium, um agente importante em infecções desse sítio, apresenta crescimento mais lento. Além da cultura para bactérias aeróbias e anaeróbias, podem ser realizadas culturas para fungos e micobactérias. É importante solicitar também os testes de sensibilidade aos antimicrobianos. 


Assessoria Médica
MicrobiologiaDr. Jorge L. M. Sampaio
[email protected]
InfectologiaDra. Carolina S. Lázari
[email protected]