Dor monoarticular recorrente com presença de cristais no líquido sinovial | Revista Médica Ed. 3 - 2007

A identificação do tipo de cristal é determinante para o diagnóstico.

A identificação do tipo de cristal é determinante para o diagnóstico.



Cristal de pirofosfato de cálcio que sofreu fagocitose.
Radiografia evidencia calcificação linear no compartimento lateral.

O caso

Paciente do sexo feminino, 52 anos, com três episódios de artrite em joelho direito nos últimos 12 meses, cada qual com duração média de uma semana, e regressão do quadro com o uso de antiinflamatório não-hormonal.

A discussão

As características dos cristais são fortemente sugestivas de pirofosfato de cálcio: além de curtos, têm formato de bastão, ponta romba e birrefringência negativa ou fracamente positiva diante da microscopia por luz polarizada.

O aumento do número de leucócitos no líquido sinovial e o achado do cristal intracelular são indicativos de um processo agudo, com fagocitose pelas células polimorfonucleares. Os cristais de pirofosfato de cálcio podem ser encontrados em articulações clinicamente assintomáticas, inclusive dentro das células, e em líquidos sinoviais com elevação do número de leucócitos, o que sugere uma inflamação articular subclínica.

A investigação

A radiografia do joelho mostrou calcificação linear no compartimento lateral e a análise do líquido sinovial apontou presença de 35.000 leucócitos/mm³ (85% de polimorfonucleares e 15% de linfomononucleares) e 1.750 eritrócitos/mm³, além de ter identificado cristais intracelulares e extracelulares.

O comentário

A doença por depósito de pirofosfato de cálcio, antigamente denominada pseudogota ou condrocalcinose, é uma afecção pouco diagnosticada que atinge sobretudo os idosos. A prevalência é de aproximadamente 3% após os 60 anos e aumenta a cada década, atingindo cerca de 50% das pessoas aos 90 anos. Em geral, apresenta-se com episódios agudos de artrite, principalmente em joelhos. Em alguns casos, pode evoluir para degeneração articular e incapacidade. A radiografia da articulação afetada costuma mostrar uma calcificação linear característica, entretanto o padrão-ouro para o diagnóstico é a análise do líquido sinovial, que evidencia a presença dos cristais de pirofosfato intracelulares.