Eletroneuromiografia fornece avaliação detalhada das neuropatias periféricas e miopatias | Revista Médica Ed. 6 - 2004

O procedimento inclui a determinação da velocidade de condução nervosa e a avaliação do músculo com agulha

O procedimento inclui a determinação da velocidade de condução nervosa e a avaliação do músculo com agulha

A eletroneuromiografia é um exame utilizado na avaliação de doenças que comprometem o neurônio motor, os nervos periféricos, a junção mioneural ou o músculo.

No Fleury, essa avaliação é detalhada e ajustada às necessidades de cada caso, de acordo com a história do paciente e a suspeita clínica. O serviço, que existe há cinco anos e realiza 1.200 procedimentos por ano, dispõe de técnicas especiais, incluindo a centimetragem, útil para definir o ponto de bloqueio da condução nervosa, os estudos near-nerve, voltados para a captação de estímulos de nervos pouco calibrosos, a avaliação do assoalho pélvico e a eletromiografia quantitativa, que reduz a subjetividade e aumenta a confiabilidade do exame.

Os neurologistas do setor atuam exclusivamente em eletroneuromiografia e interagem com outras áreas diagnósticas do Fleury, tais como a Imagem e o recém-criado Serviço de Biópsia de Músculo. Assim como os demais componentes do Grupo de Apoio ao Neurodiagnóstico ([email protected]), esses médicos estão também disponíveis para prestar assessoria aos interessados na avaliação e na condução de pacientes com problemas neuromusculares.

Assessoria Médica
Dr. Carlos Otto Heise (coordenador)
Dra. Sônia Maria de Toledo