Endocrinologia: nova prova funcional ajuda a estudar o metabolismo da glicose

Publicado em: 28/03/2017
Por:
Fleury Medicina e Saúde​

Edição: 2017 - Edição Nº 1
​​
 
Microscopia de luz polarizada mostra cristais de açúcar refinado, ingrediente de destaque nessa prova funcional.

O teste de refeição mista é o mais recente exame incorporado ao Setor de Provas Funcionais do Fleury para a pesquisa de hipoglicemia após ingestão alimentar. Com duração de duas a cinco horas, compreende dosagens em jejum e seriadas de glicose, insulina e peptídeo C após alimentação padronizada pelo laboratório ou recomendada pelo médico solicitante.
 
A queda nas taxas de glicose pode ocorrer de duas a cinco horas depois da alimentação, particularmente em pessoas que comem muito rápido e pref​erem refeições ricas em carboidratos. A hipoglicemia ainda costuma ser observada após a ingestão de álcool e em indivíduos com insulinoma – predominantemente em jejum – ou com anticorpos anti-insulina.
 
Na prática, considera-se significativo um resultado de glicemia inferior a 55 mg/dL nessa prova. Contudo, muitos indivíduos apresentam sintomas compatíveis com o quadro mesmo com níveis glicêmicos um pouco mais elevados, decorrentes, em geral, mais do grau de oscilação das taxas de glicemia do que do valor absoluto, o que pode ser evidenciado pelo teste. Nesse contexto, a dosagem do peptídeo C contribui para diagnosticar a hipoglicemia factícia, na qual é caracteristicamente indetectável.
 

Para mexer com a glicose

O lanche padronizado pelo Fleury para o teste de refeição mista é constituído por uma dieta hiperglicídica de 494 kcal, composta de 9,1% de proteínas, 27,5% de lipídios e 63,4% de carboidratos, provenientes de um pão francês, metade com manteiga (10 g) e metade com geleia de morango (20 g), acompanhado de café solúvel (2,5 g) com leite desnatado (80 mL) adoçado com açúcar (10 g).

Assessoria Médica

Dr. José Viana Lima Junior
[email protected]

Dra. Maria Izabel Chiamolera
[email protected]

Dra. Milena Gurgel Teles Bezerra
[email protected]

Dra. Rosa Paula Mello Biscolla
[email protected]

​​​