FAN pode apontar a presença de marcadores de esclerose sistêmica | Revista Médica Ed. 10 - 2009

A descoberta permite a detecção preliminar dos anticorpos anti-Scl-70 já no exame de triagem, agilizando o diagnóstico da condição.

A descoberta permite a detecção preliminar dos anticorpos anti-Scl-70 já no exame de triagem, agilizando o diagnóstico da condição.

O teste FAN-HEp-2 é um método de triagem de autoanticorpos que usualmente não se destina a identificar o tipo de anticorpo presente na amostra. No entanto, tem-se notado que alguns padrões de imunofluorescência estão bastante relacionados com determinados marcadores de doenças autoimunes. A equipe técnica do Fleury, em parceria com a Disciplina de Reumatologia da Universidade Federal de São Paulo, observou um padrão de imunofluorescência fortemente associado à presença de anticorpos anti-Scl-70, ou anti-DNA topoisomerase I, que servem para o diagnóstico de esclerose sistêmica e para a avaliação prognóstica do risco de desenvolvimento de fibrose pulmonar. Essa associação foi minuciosamente estudada nos últimos cinco anos, assim como a definição da distribuição ultraestrutural do antígeno DNA topoisomerase I na célula HEp-2 e em células humanas não tumorais. Os resultados do estudo, recentemente publicado, demonstraram uma especificidade de 100% do padrão Scl para os anticorpos anti-Scl-70. A descoberta possui ampla relevância na prática clínica porque permite a detecção preliminar de anti-Scl-70 já no exame de triagem FAN-HEp-2. Na rotina do Fleury, o reconhecimento do novo padrão vem possibilitando flagrar os anticorpos anti-Scl-70 nos casos em que o FAN é solicitado mesmo que não haja ainda suspeita de esclerose sistêmica. Clique aqui para ler a versão integral deste texto.

Referência:
Dellavance A, Gallindo C, Soares MG, Silva NP, Mortara RA, Andrade LEC: Redefining the Scl-70 indirect immunofluorescence pattern: autoantibodies to DNA topoisomerase I yield a specific immunofluorescence pattern. Rheumatology (Oxford) 48: 632-8, 2009).

Assessoria Médica
Assessoria Científica
Alessandra Dellavance
Dr. Luís Eduardo Coelho Andrade: [email protected]