Impressão em 3D de peças anatômicas em escala real traz um novo paradigma ao planejamento cirúrgico | Revista Médica Ed. 1 - 2018

Também conhecida como prototipagem rápida, a impressão 3D é uma técnica de fabricação e reprodução de objetos tridimensionais a partir de modelos digitais.

Também conhecida como prototipagem rápida, a impressão 3D é uma técnica de fabricação e reprodução de objetos tridimensionais a partir de modelos digitais, sendo utilizada por profissionais de diferentes áreas e, recentemente, por médicos.

 

É possível obter modelos físicos tridimensionais na linguagem de projeto assistido por computador, ou computer aided design (CAD), por meio de imagens médicas convencionais, como as de tomografia computadorizada e ressonância magnética, e com o uso de softwares específicos. Isso exige tanto o conhecimento anatômico para a seleção das regiões de interesse quanto a familiaridade com conceitos e recursos gráficos para a execução do processo.


Dentro da medicina, nos últimos anos, a impressão de biomodelos 3D tem se mostrado muito útil em diversas especialidades, consolidando-se como poderosa ferramenta de representação da informação anatômica extraída dos exames radiológicos. Seguindo tal tendência, o Fleury passou a oferecer essa tecnologia a partir de exames de tomografia computadorizada realizados em suas unidades.



Vantagens da impressão 3D
- Melhoria no planejamento cirúrgico
- Simulação pré-operatória no biomodelo 3D
- Melhoria na escolha dos modelos, tamanhos e posição de materiais como placas, parafusos e próteses
- Redução de riscos e diminuição do tempo cirúrgico
- Diminuição no gasto total com procedimentos complexos por parte das fontes pagadoras (menos complicações)
- Melhor entendimento da doença e da proposta cirúrgica por parte do paciente


Principais indicações


A impressão 3D é uma ferramenta útil em inúmeras situações da prática clínica, principalmente em casos em que o entendimento de desvios rotacionais, ângulos e curvaturas é essencial no planejamento cirúrgico de condições, como ocorre dentro da Ortopedia e da Cirurgia Craniofacial.


  



Ortopedia


- Escoliose grave

- Planejamento de prótese de quadril (particularmente em casos de deformidades acetabulares e revisão de prótese)

- Osteotomias corretivas

- Sequelas de fraturas

- Deformidades de ossos longos

- Oncologia Ortopédica (planejamento de ressecções e tamanhos de endopróteses)

- Moldagem pré-operatória de placas



Craniofacial


- Cirurgias da mandíbula, maxila, face e órbita

- Simulação de osteotomia

- Moldagem pré-operatória de placas


  


Assessoria Médica
Anatomia Patológica
Dr. Bruno Aragão Rocha
Dr. Marcelo Nico