O exercício de diferenciar | Revista Médica Ed. 5 - 2014

Um episódio de perda de consciência suscita muitas possibilidades diagnósticas,que abrem um leque de caminhos investigativos para o clínico que venha a se deparar com o caso.

Um episódio de perda de consciência suscita muitas possibilidades diagnósticas,que abrem um leque de caminhos investigativos para o clínico que venha a se deparar com o caso. Diante da complexidade dessas situações, elegemos o diagnóstico diferencial das síncopes como a capa da presente edição, já que esses eventos dependem de uma minuciosa anamnese e de dados fornecidos por diversos exames complementares para o esclarecimento de sua origem. Mesmo porque, existem altas taxas de síncope não explicada, o que, no nosso entender,deve estimular as estratégias de investigação.

A questão encaminhada para a seção de Assessoria Médica também traz uma informação clínica que pode levar a diferentes interpretações. Um hemograma com elevado número de linfócitos, sendo 20% atípicos, sugere fortemente uma linfadenopatia aguda febril, mas nem sempre a infecção por EBV, demandando o emprego de sorologias específicas, com uma análise minuciosa das classes de imunoglobulina reagentes.

Por outro lado, não é toda hora, felizmente, que temos de fazer um verdadeiro exercício para chegar a uma conclusão, pois há várias situações em que, a um quadro clínico característico, pode ser associado um teste acima de qualquer suspeita.Em nosso dia a dia no Fleury, temos diversos exemplos, mas queremos falar aqui do recém-desenvolvido anti-GQ1b, um marcador específico da síndrome de Miller Fisher, destacada na seção de Doenças Raras, e da pesquisa de clonalidadede linfócitos T por citometria de fluxo, que permite estudar a clonalidade em células individuais na investigação e no seguimento de neoplasias linfoproliferativas.

Por fim, fazemos questão de lançar luz ao novo consenso de diagnóstico etratamento da carência de vitamina D, publicado recentemente pela SociedadeBrasileira de Endocrinologia e Metabologia. Nossos especialistas em metabolismofizeram um prático resumo sobre a molécula da vez na Medicina.

Aproveite!

Forte abraço,

Dra. Jeane Tsutsui

Diretora Executiva Médica | Grupo Fleury