PET/CT auxilia a investigação de processos infecciosos e inflamatórios | Revista Médica Ed. 4 - 2009

O método utiliza um radiotraçador que também se acumula em sítios de infecção e de inflamação, sendo útil para descartar ou confirmar tais suspeitas.

O método utiliza um radiotraçador que também se acumula em sítios de infecção e de inflamação, sendo útil para descartar ou confirmar tais suspeitas.

As indicações clínicas do exame de PET/CT, que combina a tomografia por emissão de pósitrons (PET) e a tomografia computadorizada convencional (CT), são, em sua maioria, oncológicas, mas o radiotraçador utilizado pelo método se concentra igualmente em sítios de infecção e de inflamação, como em doenças autoimunes e granulomatosas. Como essas condições muitas vezes evoluem com quadros febris de difícil identificação da origem, a combinação das duas técnicas pode exercer um papel importante na investigação desses casos, a ponto de contribuir com o diagnóstico final em 25% a 69% dos pacientes que apresentam febre de causa não identificada, eventualmente detectando focos infecciosos.

Nas suspeitas de infecção de prótese, por exemplo, a obtenção de um resultado normal na PET/CT praticamente descarta essa hipótese. Em enfermidades não infecciosas, o método consegue diagnosticar vasculites de grandes vasos, doença inflamatória intestinal e sarcoidose, só para citar algumas. Na Oncologia, como se sabe, a contribuição do exame é vasta, incluindo até mesmo a identificação e o acompanhamento de sarcomas, linfomas e câncer colorretal.

A grande vantagem da PET/CT sobre os métodos tradicionais de imagem e os recursos clássicos de Medicina Nuclear na investigação das febres de origem indeterminada está em sua capacidade de detectar precocemente anormalidades metabólicas, sempre com o respaldo das informações anatômicas. Sem contar que, por se tratar de uma técnica de avaliação de corpo inteiro, o exame permite ao médico integrar as várias alterações encontradas no paciente e, assim, chegar com mais facilidade a uma conclusão.

Veja aqui outras aplicações da PET/CT

Assessoria Médica
Dr. Gustavo Meirelles: [email protected]
Dr. Marco Antonio C. Oliveira: [email protected]
Dr. Paola Smanio: [email protected]