Por que recorrer ao aconselhamento genético antes da gravidez? | Revista Médica Ed. 3 - 2011

O serviço é particularmente útil para famílias com história de doenças genéticas e para gestações planejadas tardiamente.

O serviço é particularmente útil para famílias com história de doenças genéticas e para gestações planejadas tardiamente.

Em todos os casos de cromossomopatias seria recomendável o aconselhamento genético para o casal. Devido à não disjunção meiótica dos cromossomos, que resulta, principalmente, em trissomia do 21, do 18 e do 13, a probabilidade de ocorrência dessas alterações aumenta com o avanço da idade materna. Uma mulher de 33 anos de idade tem chance de 1:200 de gerar um bebê com anormalidade cromossômica. Aos 43 anos, essa probabilidade se eleva para 1:20. O Serviço de Aconselhamento Genético Pré-Natal do Fleury oferece aos casais que estão planejando a gestação a oportunidade de identificar e reduzir riscos potenciais da ocorrência de determinadas doenças congênitas e/ou genéticas, de planejar exames ou procedimentos para riscos conhecidos e de receber orientações sobre cuidados pré-natais precoces para otimizar o curso gestacional. O serviço compreende uma consulta médica, com duração de uma hora e meia a duas horas, na qual o casal é questionado sobre suas condições de saúde, antecedentes pré-natais e história familiar, com levantamento da genealogia até três gerações de seus familiares, de modo a investigar as doenças eventualmente existentes. No retorno, os clientes têm acesso a um relatório médico-genético personalizado, contendo os riscos de ocorrência e/ou recorrência de determinada doença, dados atualizados sobre o curso de uma dada enfermidade, medidas terapêuticas disponíveis e sugestões de exames e procedimentos para a detecção de anomalias fetais em futuras gestações. Em síntese, o aconselhamento genético fornece um arsenal de informações para auxiliar o casal consulente e seu médico obstetra na conduta clínica.


Assessoria Médica
Dra. Sofia Sugayama: [email protected]