Reumatologia: tem marcador novo de artrite reumatoide, já em rotina no Fleury | Revista Médica Ed. 5 - 2016

Anticorpos antipeptídeos carbamilados contribuem para o diagnóstico precoce da doença.

Comprometimento da articulação do quadril em paciente com artrite reumatoide.


Os testes laboratoriais têm grande importância no diagnóstico precoce da artrite reumatoide (AR), doença inflamatória sistêmica crônica, de etiologia autoimune, caracterizada por poliartrite simétrica de grandes e pequenas articulações. 


A pesquisa do fator reumatoide (FR) e a dos anticorpos antipeptídeos citrulinados cíclicos (anti-CCP) já são consagradas e, inclusive, contempladas pelos critérios de classificação da AR, propostos pelo Colégio Americano de Reumatologia e pelo Comitê Europeu de Reumatologia. Contudo, apesar da contribuição desses autoanticorpos, cerca de um terço dos pacientes permanece soronegativo. Nesse cenário, a determinação dos anticorpos antipeptídeos carbamilados (anti-CarP), recentemente identificados, destaca-se como promissora ferramenta.


Em diversos estudos, esse novo biomarcador demonstra proporcionar um benefício adicional, em especial nas fases iniciais do quadro de AR, uma vez que apresenta uma alta especificidade para a enfermidade e pode ser detectado antes do FR IgM, o que o torna particularmente relevante em pacientes negativos para o anti-CCP. 


Ademais, o anti-CarP possui associação com a progressão radiológica da doença, constituindo-se num oportuno marcador prognóstico, na medida em que traz mais critério à seleção de intervenções precoces ou mais agressivas para deter a evolução da AR – que, vale lembrar, pode levar à destruição articular e a deformidades, com impacto funcional e alta morbidade. 


Vale a pena usar em conjunto


Atualmente, a avaliação simultânea dos três anticorpos associados a AR mostra-se útil no diagnóstico da doença.

 

ExameSensibilidade (%)Especificidade (%)
IgM FR6985
Anti-CCP30-7091-99
Anti-CarP45*95

*O novo marcador está presente em 16-30% dos pacientes com AR negativos para o anti-CCP.


Assessoria Médica
Dr. Alexandre Wagner Silva de Souza
[email protected]
Dr. Luis Eduardo Coelho Andrade
[email protected]