Tempo de integração | Revista Médica Ed. 1 - 2014

O Fleury tem criado, desde 2010, bem-sucedidos núcleos de especialidades em suas unidades, os quais reúnem todos os exames e serviços necessários a determinados diagnósticos, como linfomas, disfunções miccionais e acompanhamento pré-natal, entre outros.

O Fleury tem criado, desde 2010, bem-sucedidos núcleos de especialidades em suas unidades, os quais reúnem todos os exames e serviços necessários a determinados diagnósticos, como linfomas, disfunções miccionais e acompanhamento pré-natal, entre outros. Na prática, tais espaços oferecem mais conforto aos pacientes, à medida que permitem a realização de testes num fluxo otimizado, e resultados mais conclusivos para os médicos, dada a interação entre os profissionais que respondem pelos diferentes métodos.

Essa experiência positiva, aliada à necessidade de rapidez e precisão inerente às numerosas investigações cardiológicas a que o Fleury procede em seu dia a dia, levou à idealização de uma unidade inteiramente dedicada a esses diagnósticos. Não por acaso, a presente edição traz, como principal destaque, os benefícios da integração de exames e serviços nas diversas entidades clínicas cardíacas.

A integração diagnóstica também aparece no caso de disfunção do assoalho pélvico que escolhemos para compor a seção de Relatório Integrado, o qual, para ser devidamente esclarecido, exigiu a participação de ginecologista, urologista, proctologista, radiologista e gastroenterologista.

E, por falar em doenças gástricas, trazemos, nas páginas de Atua­lização, as novidades na abordagem diagnóstica da doença celíaca segundo o último guideline da EuropeanSociety for PediatricGastroenterology, HepatologyandNutrition, que defende a possibilidade de prescindir da biópsia duodenal em alguns cenários para confirmar tal hipótese. Não deixe de conferir essa boa notícia, assim como as demais páginas, sempre recheadas de informação prática.

Aproveite a leitura!
Os editores