Teste da caminhada de seis minutos avalia de forma objetiva a condição física global | Revista Médica Ed. 4 - 2007

Exame é indicado para indivíduos que não conseguem realizar o teste cardiopulmonar.

Exame é indicado para indivíduos que não conseguem realizar o teste cardiopulmonar.

O teste da caminhada de seis minutos é um procedimento simples e muito útil para avaliar a capacidade física de indivíduos que não têm condições de realizar um teste cardiopulmonar com esforço máximo em esteira, com a vantagem de apresentar melhor correlação com situações clínicas reais, já que reproduz uma atividade cotidiana.
No entanto, por ser feito com intensidade reduzida, possui menor sensibilidade para detectar limitações em pessoas com melhor condição funcional. Dessa forma, o novo exame está indicado particularmente para a avaliação de portadores de disfunções mais graves e para idosos. Na prática, o teste mede a distância máxima que um indivíduo consegue andar por conta própria, numa superfície plana, durante seis minutos.
O desempenho final é o resultado conjunto das capacidades cardíaca, pulmonar e muscular, podendo ser usado como um indicador da evolução clínica de pacientes com doenças que interfiram de forma isolada ou associada em qualquer uma dessas funções.

Principais indicações do teste
• Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC)
• Fibrose pulmonar
• Avaliação física pré-operatória (transplantes ou ressecções pulmonares)
• Insuficiência cardíaca
• Hipertensão arterial pulmonar
• Fibrose cística
• Afecções neuromusculares
• Avaliação de resposta terapêutica em diversas doenças crônicas cardíacas ou pulmonares

Como é realizado o teste da caminhada de seis minutos?

Em um corredor plano com extensão entre 20 e 30 metros, solicita-se que o indivíduo caminhe durante seis minutos, em ritmo próprio, com o objetivo de cobrir a maior distância possível, dentro do tempo proposto. Antes e imediatamente depois da conclusão do teste, são aferidas a freqüência cardíaca, a pressão arterial, a oximetria e a intensidade do cansaço, esta última por meio de um questionário padronizado – a escala de Borg. A distância total percorrida determina o índice de desempenho físico, em comparação com um padrão de normalidade adequado para cada indivíduo, de acordo com variáveis antropométricas.

Equipe Médica
Dr. Eduardo Leite Vieira Costa
Dr. João Marcos Salge
Dra. Marcia Jacomelli
Dr. Wilson Leite Pedreira Jr.