Tomografia de coerência óptica para avaliação do segmento anterior do globo ocular | Revista Médica Ed. 2 - 2008

O método revela detalhes microscópicos do segmento anterior do globo ocular, sendo particularmente útil no pré e no pós-operatório de diversas cirurgias oftalmológicas.

O método revela detalhes microscópicos do segmento anterior do globo ocular, sendo particularmente útil no pré e no pós-operatório de diversas cirurgias oftalmológicas.

A evolução tecnológica tem possibilitado o desenvolvimento de recursos cada vez mais eficazes para o estudo das estruturas oculares de pequeno porte. De emprego recente na Oftalmologia, a tomografia de coerência óptica da câmara anterior do globo ocular, também conhecida como OCT de alta velocidade, é um método não-invasivo e de não-contato que permite a análise de detalhes microscópicos desse segmento. Assim sendo, fornece informações precisas para o planejamento e a avaliação de cirurgias refrativas e de córnea, glaucoma e catarata, além de evidenciar eventuais alterações em quaisquer estruturas dessa porção (córnea, conjuntiva, lente intra-ocular, íris e ângulo iridocorneano). O exame consiste na aquisição de numerosos cortes ópticos do segmento anterior, similares a cortes tomográficos, realizados em múltiplas direções, que posteriormente são submetidos a diferentes sistemas de análise, incluindo a elaboração de mapas diferenciais de alguns parâmetros em casos de avaliação seriada. O Fleury usa um equipamento de alta velocidade para a captação das imagens, capaz de reduzir artefatos de movimento e de mostrar eventos dinâmicos em tempo real, como o mecanismo de acomodação, que pode levar a modificações da morfologia do segmento anterior.

OCT de alta velocidade demonstra opacidades dispostas no estroma da córnea a profundidade variável, de 125 a 470 micra, e espessura total, nas áreas medidas, de 588 a 598 micra. Abaixo, fotografia evidencia opacidades da córnea de formato e tamanho heterogêneos.

Assessoria Médica
Dra. Norma Allemann: [email protected]

Para saber mais sobre as indicações da OCT, clique aqui.