Sistema EOS chega ao Brasil como um avanço revolucionário na tecnologia de aquisição de imagem

O EOS é um sistema de imagem inovador para o cuidado ortopédico avançado da coluna vertebral e dos membros inferiores, fruto da evolução de uma brilhante ideia de um Prêmio Nobel de Física (Georges Charpak, em 1992).

O EOS é um sistema de imagem inovador para o cuidado ortopédico avançado da coluna vertebral e dos membros inferiores, fruto da evolução de uma brilhante ideia de um Prêmio Nobel de Física (Georges Charpak, em 1992). A invenção possibilitou o desenvolvimento de um novo detector de raios X ultrassensível, que permite realizar exames rápidos (20 segundos), com qualidade 2D e 3D, em posição ortostática funcional.
Benefícios

Baixa dose de radiação

A exposição à radiação da imagem médica pode resultar em riscos em longo prazo.O EOS reduz a dose de radiação em até 85%, em comparação com a radiografi a digital,
que usa tecnologias-padrão de raios X, sem comprometer a qualidade da imagem.

Estudo do corpo inteiro

Fazendo uma única varredura sem emendas ou distorção vertical, o EOS captura imagens de corpo inteiro e as fornece em tamanho real, em uma escala de 1:1, para medições precisas e planejamento cirúrgico.A visão esquelética completa em posição ortostática possibilita uma avaliação global do aparelho locomotor do paciente, com uma melhor compreensão das suas condições articulares, relações biomecânicas, alinhamento e postura.

Imagens tridimensionais

O software sterEOS, que acompanha o sistema EOS, utiliza a simultaneidade e a ortogonalidade das imagens frontais e laterais para gerar um modelo tridimensional do envelope ósseo do paciente em posição funcional, permitindo a avaliação dos alinhamentos coronal, sagital e rotacional da coluna vertebral, bem como dos membros inferiores, o que auxilia a melhor programação terapêutica.
Principais aplicações

Coluna vertebral

O caráter minimamente irradiante do sistema EOS guiou naturalmente o desenvolvimento do software para a gerência da escoliose, que afeta com mais frequência crianças e
adolescentes e requer radiografi as repetidas. Deformidades espinhais complexas, como escoliose,são tridimensionais e exigem entendimento e correção em três planos do corpo. Modelos EOS 3D fornecem uma visão mais completa da deformidade e, em conjunto com as imagens 2D, calculam automaticamente não só os parâmetros de balanço coronal e sagital, como também a rotação axial de cada nível vertebral numa posição de suporte de peso, com o objetivo de planejar tratamentos cirúrgicos.

Bacia, quadril e membros inferiores

O planejamento de cirurgias de quadril, joelho e de outros segmentos dos membros inferiores necessita de uma avaliação cuidadosa do alinhamento osteoarticular.
A radiografi a convencional apresenta o risco dos erros de medição inerentes à projeção de um volume sobre um plano e magnifi cação. A tomografi a, embora forneça informação em 3D, é limitada pelo seu alto nível de radiação e sua incapacidade de examinar um paciente na posição funcional. Nesse contexto, o sistema EOS oferece novas ferramentas para compensar as defi ciências até aqui existentes. A modelagem 3D faz medições mais precisas de vários parâmetros-chave, usados para avaliar o alinhamento dos membros inferiores, como ângulos tibiais e femorais ou angulações frontais e laterais. As imagens adquiridas no EOS ainda podem ser inseridas no programa de navegação intraoperatória HipEOS.