Tudo que você precisa saber sobre diabetes

Conheça um pouco mais sobre Diabetes, os diferentes tipos e possíveis fatores de risco.

Afinal, o que é diabetes?

Não sabe o que é insulina? De modo geral, é um hormônio produzido pelo pâncreas que controla a quantidade de glicose no nosso sangue. Quando o nível de glicose fica alto, ocorre a conhecida hiperglicemia.

 

Conheça os tipos de diabetes:

Mais comuns:


TIPO 1 – Representa 10% de todos os casos e normalmente acomete crianças e adolescentes. Em cerca de 95% das vezes, é causado por uma doença autoimune (os anticorpos destroem as células β, produtoras da insulina). Seus sintomas aparecem logo no diagnóstico.  
TIPO 2 – Mais frequente em pessoas acima dos 40 anos, equivale a 90% de todos os casos. Em geral, está relacionado ao excesso de peso. A elevação do nível de glicemia e os sintomas decorrentes ocorrem de forma gradual e silenciosa ao longo dos anos. Por isso, esse tipo de diabetes deve ser ativamente rastreado.

Outros tipos:


GESTACIONAL – 
Durante a gravidez, a placenta produz hormônios que reduzem a ação da insulina para permitir o crescimento do bebê, aumentando as taxas de glicose no sangue. A diabetes gestacional ocorre quando esse processo causa um aumento dos níveis de açúcar acima do ideal. Como seus sintomas são silenciosos, é essencial fazer um acompanhamento durante a gestação.

MODY – Subtipo da diabetes, é uma manifestação precoce da doença, que geralmente afeta pessoas com menos de 25 anos de idade. Transmitido de forma genética, é provocado por um defeito primário na secreção da insulina. Graças aos avanços da medicina, hoje é possível retardar o desenvolvimento da doença e até garantir um tratamento mais eficaz. Quer saber como? Acesse o Painel Genético para Diabetes do tipo Mody.

Será que eu tenho?

Os sintomas clássicos do excesso de açúcar no sangue são: perda de peso, sede intensa, urina em excesso, fadiga e mal-estar crônico. Em alguns casos, podem ocorrer infecções na região genital, tanto no homem quanto na mulher. Outro indício, ocasionado pela própria diabetes, é o formigamento ou dores nos membros inferiores.

 

Quais são os fatores de risco?

Idade acima dos 40 anos;

Excesso de peso;

História de familiar de 1o grau com diabetes;

Histórico de doença cardiovascular (como AVC ou infarto do miocárdio);

Alterações dos níveis de glicemia;

Mulheres acometidas por diabetes na gestação;

Síndrome dos ovários policísticos;

Excesso de triglicérides;

Níveis baixos de colesterol bom (HDL);

Hipertensão arterial sistêmica.