Dermatoscopia digital: Guia completo sobre o procedimento

A dermatoscopia digital, também conhecida como mapeamento de pintas ou mapeamento corporal, é uma técnica não invasiva que utiliza um dispositivo de aumento especializado para examinar a pele e as pintas do paciente em detalhes. Tem como objetivo auxiliar dermatologistas na detecção precoce de lesões cutâneas suspeitas de câncer de pele, como o melanoma, analisando estruturas no interior das pintas que não são facilmente identificadas a olho nu.

Sempre consulte o preparo e informações sobre esse exame com a nossa central de atendimento ou clicando aqui.

Todas as informações contidas aqui são de caráter informativo, não devendo ser utilizadas como diagnóstico ou substituição de uma consulta com médico especialista.

Indicações

A dermatoscopia digital pode ser usada para diagnosticar uma série de condições como dermatites, infecções, doenças inflamatórias da pele, queda de cabelo e doenças das unhas.

Além disso, por permitir um diagnóstico precoce do melanoma, o exame também é bastante indicado na avaliação de lesões suspeitas em pele, mucosa ou couro cabeludo, além de possibilitar o acompanhamento da evolução dessas lesões. Em especial para pacientes com múltiplas lesões ou pertencentes aos grupos de risco, como pacientes com histórico familiar da doença, pessoas com muitas pintas espalhadas pelo corpo e pessoas de pele clara que tenham histórico de queimaduras solares ou exposição solar importante, há o exame de mapeamento fotográfico corporal com dermatoscopia digital.

Como é feita

A dermatoscopia digital realiza uma documentação fotográfica digitalizada da lesão de pele, utilizando uma câmera acoplada ao dermatoscópio.

Durante a análise, são captadas imagens da lesão, que contribuirão para a documentação e comparação feita pelo profissional.

Após analisar características como padrões de pigmentação e estruturas das pintas (também chamadas de nevos) da pele, a dermatoscopia digital oferece um diagnóstico da condição enfrentada pelo paciente e, dessa forma, permite que o médico indique o tratamento adequado.

Onde fazer

Para se certificar de que você irá realizar a dermatoscopia digital com total segurança, agende uma consulta com um dos dermatologistas do Fleury! Referência em saúde há mais de 9 décadas, contamos com os melhores profissionais em dermatologia da região.

Caso queira tirar suas dúvidas sobre o procedimento, entre em contato conosco!

Outras dúvidas sobre a dermatoscopia digital

É possível descobrir câncer fazendo dermatoscopia digital?

Sim, a dermatoscopia digital é uma ferramenta valiosa para detectar câncer de pele, como melanoma, precocemente. Ao examinar detalhes como pigmentação e estruturas da pele, o exame ajuda os dermatologistas a identificar lesões suspeitas. Contudo, para o diagnóstico definitivo pode ser necessária a avaliação patológica com o fragmento da lesão removida por biópsia de pele.

Como devo me preparar para o mapeamento de pintas?

- Este exame é realizado somente com solicitação médica.

- O exame pode ser realizado em pessoas de qualquer idade, desde que haja indicação médica. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável legal.

- Como o exame pode ser influenciado pelo bronzeamento, o cliente não deve tomar sol nos sete dias anteriores à avaliação.

- Para a realização desse exame, o paciente não deve fazer uso de maquiagem, fotoprotetores e esmalte nas unhas.

- Se for possível, trazer o resultado do exame anatomopatológico das lesões retiradas anteriormente.

Onde posso consultar o resultado da minha dermatoscopia digital?

O resultado do laudo e as imagens do exame serão entregues via portador na residência do paciente e o laudo estará disponível para consulta via site. Em caso de necessidade de 2ª via das imagens do exame, a solicitação deve ser feita via canal da Ouvidoria.