Estradiol: suas funções e implicações para a saúde

O estradiol é o principal hormônio sexual feminino, pertencente à família dos estrogênios e desempenha um papel crucial no funcionamento do sistema reprodutivo da mulher. Ele é produzido principalmente nos ovários e tem funções importantes no corpo feminino.

O estradiol desempenha um papel essencial no ciclo menstrual. Ele prepara o útero todos os meses para receber o óvulo fecundado. Além disso, é o responsável pelas características sexuais secundárias da mulher como o desenvolvimento das mamas, o formato do corpo e a distribuição de gordura corporal (que é diferente entre quem tem ou não estrogênio). Ele também tem um papel importante na formação dos ossos, no tipo de músculo, no coração da mulher e até mesmo no cérebro.

Sempre consulte o preparo e informações sobre esse exame com a nossa central de atendimento ou clicando aqui.

Como é a coleta do exame para a dosagem do estradiol

A dosagem dos níveis de Estradiol é realizada por meio de exame laboratorial de sangue. Uma amostra de sangue é coletada de uma veia, geralmente no braço, e então processada no laboratório.

Os valores considerados normais para os níveis de estradiol no sangue podem variar dependendo da idade, sexo e fase do ciclo menstrual em mulheres. Os valores de referência do estradiol também podem variar dependendo do laboratório onde o exame é feito. Por isso é muito importante ter a supervisão de um médico para interpretar os resultados.

Após a menopausa, os níveis de estradiol caem consideravelmente, já que os ovários param de produzir esse hormônio. Na gestação, os valores de estradiol são variáveis de acordo com cada trimestre.

Valores fora dos intervalos de referência podem indicar disfunções hormonais, problemas nos ovários ou outras condições médicas.

Quando o médico pode pedir o exame de dosagem de estradiol

A análise dos níveis de estradiol é importante para avaliar a saúde reprodutiva e hormonal, tanto em mulheres quanto em homens. Os médicos solicitam essa análise por diversas razões, incluindo monitoramento do ciclo menstrual, avaliação da função ovariana, diagnóstico de distúrbios hormonais e avaliação de condições relacionadas à saúde óssea.

Há várias situações médicas em que é comum solicitar a análise dos níveis de estradiol. Isso inclui avaliação de amenorreia (ausência de menstruação), irregularidade menstrual, infertilidade, monitoramento de tratamentos de fertilidade, diagnóstico de menopausa, avaliação de crescimento anormal em crianças e adolescentes e investigação de distúrbios hormonais em homens.

O que pode significar alterações do estradiol

Níveis elevados ou baixos de estradiol podem estar associados a uma variedade de doenças.

Por exemplo, as mulheres quando chegam na menopausa, os ovários param de produzir os estrogênios e diversos sintomas podem aparecer, como fogachos (ondas de calor), sudorese noturna, alterações de humor, queda de cabelo, secura vaginal, distúrbios do sono e perda da densidade mineral óssea levando à osteopenia e osteoporose.

Meninas que têm suspeita ou diagnóstico de puberdade precoce, uma condição na qual os caracteres sexuais secundários (aparecimento das mamas, pelos pubianos e menstruação) começam a se desenvolver antes dos oito anos de idade, apresentam aumento dos níveis de estradiol.

Alguns tipos de tumores podem produzir estrogênios e, nesses casos, os níveis de estradiol estarão elevados.

A dosagem do estradiol é um método que auxilia o diagnóstico de diferentes situações clínicas. A interpretação do resultado encontrado é feita em conjunto com o histórico do paciente, bem como a associação de outros exames complementares. Nesse sentido, o médico poderá realizar o tratamento da condição clínica que o paciente apresenta, bem como utilizar a medida do nível de estradiol para monitoramento.

Faça seu exame de dosagem de estradiol

O exame de estradiol não precisa de agendamento prévio, basta ir à unidade Fleury mais próxima de você e realizar a coleta da amostra. Você também pode agendar o exame em casa, com o “Fleury em casa”, serviço de coleta domiciliar do Fleury.

Todas as informações contidas aqui são de caráter informativo, não devendo ser utilizadas como diagnóstico ou substituição de uma consulta com médico especialista.