Mapeamento fotográfico corporal: O que é, Onde fazer e mais

O mapeamento fotográfico corporal é um dos nomes que se dá a um tipo de exame que utiliza um dispositivo de aumento especializado para examinar a pele e as pintas do paciente em detalhes, a dermatoscopia digital, associada a imagens clínicas de todo o corpo, a fim de verificar o surgimento de novas lesões e monitorar as pintas do corpo, identificando precocemente possíveis mudanças. Essa técnica não invasiva é capaz de fornecer um diagnóstico mais preciso de lesões cutâneas suspeitas e, com isso, diminui o número de biópsias desnecessárias. É indicada principalmente para investigar o melanoma e os carcinomas cutâneos, tipos mais comuns de câncer de pele.

Sempre consulte o preparo e informações sobre esse exame com a nossa central de atendimento ou clicando aqui.

Todas as informações contidas aqui são de caráter informativo, não devendo ser utilizadas como diagnóstico ou substituição de uma consulta com médico especialista.

Indicações

O exame é indicado principalmente para grupos de risco, como:

  • Pessoas com histórico familiar de melanoma;

  • Pessoas que já tiveram câncer de pele;

  • Pessoas com múltiplas pintas espalhadas pelo corpo;

  • Pessoas de pele clara com histórico de queimaduras solares ou exposição solar importante;

  • História de bronzeamento artificial.

Vale lembrar que a dermatoscopia digital também pode ser usada para diagnosticar uma variedade de outras condições dermatológicas, incluindo problemas relacionados à queda de cabelo, doenças das unhas, doenças inflamatórias da pele, infecções fúngicas e dermatites.

Como o mapeamento fotográfico corporal é feito

Para realizar o exame, o dermatologista aplica um gel transparente no corpo do paciente e utiliza um aparelho digital com lente de aumento para examinar as pintas e as áreas suspeitas do paciente.

Enquanto isso, o dispositivo realiza a documentação fotográfica de toda a superfície do corpo da pessoa - por isso é chamado de mapeamento fotográfico corporal.

Para que se obtenha o diagnóstico, a análise é feita com base nos padrões de pigmentação e estruturas das pintas, que podem indicar ou não a presença de alguma condição de pele.

Onde fazer o exame

Contar com um especialista para realizar o mapeamento fotográfico corporal faz toda a diferença na precisão dos resultados obtidos. Por isso, agende uma consulta com um dos dermatologistas do Fleury e garanta um diagnóstico de confiança.

Entre em contato conosco e tire suas dúvidas!

Outras dúvidas

É possível descobrir câncer fazendo mapeamento corporal?

Sim, mas o diagnóstico definitivo pode exigir biópsia e avaliação patológica.

Quais são as instruções para o exame?

- Esse exame é realizado somente com solicitação médica.

- O exame pode ser realizado em pessoas de qualquer idade, desde que haja indicação médica. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável legal.

- Como o exame pode ser influenciado pelo bronzeamento, o paciente não deve tomar sol nos sete dias anteriores à avaliação.

- Os pacientes do sexo masculino devem vir com os pelos do corpo aparados ou raspados nas áreas muito pilosas. Isso facilita a marcação e visualização das pintas e posterior análise das mesmas. As pacientes do sexo feminino devem trazer um utensílio para prenderem o cabelo na hora do exame ou usarem touca descartável.

- Para a realização desse exame, o paciente não deve fazer uso de maquiagem, fotoprotetores e esmalte nas unhas.

- Se for possível, trazer o resultado do exame anatomopatológico das lesões retiradas no mapeamento anterior.

Qual o valor do mapeamento fotográfico corporal?

Para saber o valor desse procedimento e os convênios atendidos, entre em contato com a nossa equipe de atendimento.