Década de 1920 | Revista Fleury Ed. 36

90 anos trazendo o melhor da medicina para você


Desde os anos 1920, quando foi fundado, o Fleury acompanha as principais evoluções da medicina para oferecer os melhores serviços

1921

O antídoto do diabetes

Uma descoberta fundamental para o campo da endocrinologia foi o isolamento da insulina, realizado pela primeira vez pelo médico canadense Frederick Banting e por seu assistente, o fisiologista e conterrâneo Charles Best. A partir daí, seria possível começar a usar a insulina para controlar o diabetes, que até então não era tratado com remédios, apenas com uma dieta restritiva. Dois anos depois, a dupla levou um Prêmio Nobel pelo feito.

1926

Fundação do Fleury

A história do Fleury começa quando Dr. Gastão Fleury da Silveira abre as portas de um laboratório de análises clínicas localizado no centro da cidade de São Paulo. Essa foi a primeira unidade de atendimento. Hoje, o Grupo Fleury tem atuação nacional, com cerca de 140 unidades de atendimento de sete marcas diferentes: Fleury Medicina e Saúde (SP e DF), a+ Medicina Diagnóstica (SP, PR, RS, BA e PE), Labs a+ e Clínica Felippe Mattoso (RJ), Diagnoson a+ (BA), Weinmann Laboratório (RS) e Papaiz Diagnósticos Odontológicos por Imagem (SP).

Os primeiros exames

Em seus anos iniciais, o Fleury ainda oferecia uma gama reduzida de exames, entre os quais o hemograma e a observação das células em circulação em um microscópio óptico. Quanta diferença para os dias de hoje: atualmente, realiza cerca de 3,5 mil testes, muitos de alta complexidade, em 37 especialidades distintas.

Hemograma manual

Todos os processos do hemograma eram feitos de maneira artesanal, desde o momento de retirar uma amostra do sangue no tubo até a contagem das hemácias e dos glóbulos brancos ao microscópio. Agora, o hemograma é um teste rápido e automatizado, e seu resultado é liberado na internet algumas horas após a análise.


1928

O primeiro antibiótico

Outra conquista importante para a história da medicina foi a descoberta da penicilina – a mãe dos antibióticos – pelo médico escocês Alexander Fleming. A pesquisa ainda se estenderia pelas próximas décadas, por isso a penicilina só começaria a ser usada em tratamentos terapêuticos nos anos 1940. Depois de tanto trabalho, Fleming recebeu o Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina em 1945.


1929

Cateterismo

O primeiro procedimento de cateterismo cardíaco foi realizado com uma boa dose de sangue frio. O jovem residente médico alemão Werner Forssmann anestesiou seu cotovelo esquerdo e inseriu um cateter em sua própria veia. Com a ajuda da radiografia, constatou que conseguira chegar até o coração. Seu objetivo com esse experimento era encontrar um modo seguro de injetar drogas para fazer ressuscitação cardíaca. Mais tarde, ele também desenvolveria os primeiros contrastes – e receberia um Prêmio Nobel em 1956 por seu trabalho.