Os genes a favor da saúde

Por:  Fleury Medicina e Saúde

Edição: 35

​​
Conheça três exames que leem o nosso DNA para detectar doenças

PREVENÇÃO PELO GENOMA
O exoma é um teste de última geração que usa o sequenciamento de uma parte do genoma para diagnosticar enfermidades de possível origem genética, como cardiopatias congênitas, alterações neurológicas e metabólicas, displasias esqueléticas, entre outras. “Ele permite investigar várias doenças ao mesmo tempo usando um só teste”, diz Dr. Wagner Antonio Baratela, assessor médico de Genética Molecular do Fleury. O resultado sai em 90 dias.

INVESTIGAÇÃO DO CÂNCER
Outra novidade é o OncotypeDX®, exame que analisa em material de biópsia ou obtido em procedimento cirúrgico um conjunto de genes associado ao câncer de mama, de cólon ou de próstata. Feito em parceria com a empresa norte-americana Genomic Health Inc., seu resultado é liberado em até 25 dias úteis e auxilia o médico na caracterização da doença quanto à agressividade e ao risco de recorrência, tendo impacto direto na definição do tratamento.

DIAGNÓSTICO PRÉ-NATAL
O Fleury também oferece um teste não invasivo que ajuda a detectar o risco de algumas alterações genéticas no feto a partir da décima semana da gestação. Com uma amostra de sangue materno, o exame de trissomias fetais é capaz de identificar síndromes como a de Down, de Edwards e de Patau, além de anomalias associadas aos cromossomos sexuais. No caso da síndrome de Down, o método consegue diagnosticar cerca de 99% dos casos. Feito em parceria com a Illumina, o teste já é processado no Brasil com a mesma metodologia de quando era enviado ao exterior, a um custo mais acessível e resultados em menor tempo.

Matérias Relacionadas

Não existem matérias relacionadas.