Outros nomes: Histopatológico, Biópsias/fragmentos tecido anatomopatológico peça pequena, Peça pequena de fragmentos de biópsias anatomopatológico
- O exame pode ser realizado em fragmentos de tecido, material de biópsia ou peças cirúrgicas pequenas, retirados por médicos ou dentistas e fixados em formol a 10% (de preferência formol tamponado e em recipiente de boca larga) ou colocados em saco plástico apropriado, identificados com o nome do paciente e data de nascimento.
- No caso de biópsia muscular, a análise para diagnóstico de miopatias e distrofias só pode ser realizada se a coleta for feita no Fleury, devido à viabilidade do material. Caso a biópsia muscular seja realizada por suspeita de tumores de origem muscular, o material poderá ser enviado nas condições citadas acima.
- Para o envio de material oriundo de necropsias, seja para verificação de óbito, seja por motivos médico-legais, primeiramente é necessário entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente para que seja feito contato com um médico responsável do Setor de Anatomia Patológica. O Fleury só realiza essa análise em casos excepcionais, com pedido explícito judicial ou do legista/patologista, definindo o motivo da solicitação.
- O Fleury não analisa material proveniente de animais (Patologia Veterinária).
- O material deve ser acompanhado de solicitação médica com as informações clínicas pertinentes para a interpretação dos casos.
Este exame não necessita ser agendado.
Em até 3 dias úteis (sem contar o sábado) às 20h