Outros nomes:
I - Informações sobre o exame
-- Corresponde à segunda etapa do exame de cintilografia do miocárdio, que abrange o teste ergométrico ou estresse farmacológico (conforme solicitação do médico assistente), a administração do radioindicador e a aquisição de imagens.
II - Critérios de realização
- - Medicamentos em uso:
- Todos os medicamentos em uso devem ser mantidos, a não ser que o médico solicitante tenha orientado a suspensão. Nesse caso, informar no momento do agendamento o nome dos medicamentos utilizados nos últimos cinco dias, para que sejam verificados os prazos de suspensão.
- Os medicamentos em uso, podem ser levados à unidade de atendimento no dia do exame, pois, após a realização do exame, eles poderão ser tomados.
III - Contraindicações
- O exame não é feito em pacientes sintomáticos, suspeitos ou confirmados para COVID-19.
- Quadros leves e moderados pós COVID-19 mesmo que recuperados, assintomáticos e estáveis clinicamente é necessário aguardar 15 dias após resolução dos sintomas para a realização do exame.
- Quadros graves (hospitalização) é necessário aguardar 30 dias após resolução dos sintomas para a realização do exame.
- O exame não deve ser feito na vigência de estado febril, gripe, infecções agudas, enxaqueca, diarreia, gestação ou problemas ortopédicos que impeçam a caminhada rápida.
- Este exame deve ser realizado preferencialmente fora do período menstrual.
IV - Preparo
- Nas 24 horas anteriores ao exame:
ATENÇÃO: NÃO ingerir produtos que apresentem cafeína e outras xantinas em sua composição, como café (mesmo o descafeinado), chás, chocolate, refrigerantes (mesmo bebidas levemente gaseificadas e água tônica), bebidas energéticas e alguns medicamentos contendo cafeína na sua composição (exemplos: analgésicos, como: Benegrip, Cefalium, Cheracap, Coristina, Cibalena, Dorflex, Doril, Dorilax, Engov, Excedrin, Melhoral, - Miorrelax, Miosan, Neosaldina, Omigren, Parcel, Sinutab, Tandrilax, Tandrotamol e Tonopan).
- Não utilizar cremes, pomadas, loções ou óleos sobre a pele do tórax.
- No dia do exame:
- Não fazer exercícios físicos.
- Não ingerir bebidas alcoólicas.
- Tabagistas não podem fumar no dia do exame. Se isso não for possível, é necessário evitar o cigarro pelo menos nas três horas que antecedem a avaliação.
- Não portar objetos metálicos na região do pescoço e tórax, tais como correntes, colares, gargantilhas, etc.
Homens:
- Pode haver necessidade de uma raspagem de pelos em alguns pontos do tórax para permitir a fixação dos eletrodos.
ATENCÂO (SOMENTE EM CASO DE TESTE ERGOMÉTRICO):
- O cliente precisa levar consigo roupas adequadas para o exercício físico (agasalho, shorts ou bermuda). O calçado deve ser preferencialmente TÊNIS. Caso não tenha tênis pode ser calçado com sola de borracha, fechado e sem salto (adequado para exercício). O exame NÃO poderá ser realizado descalço, com chinelos, crocs ou sandálias.
- Mulheres: levar um top de ginástica ou sutiã adequado para a realização do exercício. Deve-se evitar o uso de sutiã de bojo ou com hastes de metal. O fecho das costas não interfere na cintilografia.
- Caso queira tomar banho após o exame, o cliente ainda deve dispor de toalha, chinelo com sola de borracha e produtos de higiene pessoal.
V - Cuidados após o exame
- É preciso evitar a luz do sol na pele do tórax por uma semana, devido ao uso de eletrodos nessa região durante o exame. Em caso de necessidade de exposição solar antes desse período, o cliente deve usar protetor com FPS maior que 30.
Precisa agendar.
Em até 3 dias úteis (incluindo sábados) às 18h