Outros nomes: CTG de canal endocervical
I - Critérios de realização
- Em geral, este exame é feito juntamente com a colposcopia, somente mediante a apresentação de pedido médico.
- O procedimento tem de ser realizado fora do período de sangramento menstrual.
- Gestantes ou mulheres com suspeita de gravidez não podem ser submetidas à curetagem de canal endocervical.
- Menores de 18 anos devem comparecer à unidade de atendimento acompanhadas de um adulto responsável.
- No dia do procedimento, é necessário apresentar resultados de exames anteriores relacionados, como citologia oncótica (Papanicolaou), colposcopia e biópsia(s) de colo e respectivo(s) teste(s) anatomopatológico(s), caso não tenham sido realizados no Fleury.
II - Tempo de duração
- A parte médica da curetagem dura em torno de cinco a dez minutos.
III - Cuidados após o exame
- Uma vez que pode haver pequeno sangramento depois do exame, recomenda-se o uso de absorvente externo.
- Nos dias que se seguem à curetagem, existe a possibilidade de ocorrer um corrimento de coloração acastanhada, assim como a eliminação de secreção grumosa via vaginal.
- Durante um período mínimo de 48 horas, qualquer trauma local deve ser evitado, incluindo duchas vaginais e relações sexuais, bem como exercícios físicos intensos (academia, musculação, corrida e bicicleta, entre outros). Essas medidas geralmente bastam para controlar os sintomas descritos anteriormente, dispensando outros cuidados.
- Em caso de dúvida, a cliente deve entrar em contato com o Fleury pela Central de Atendimento ao Cliente, no telefone 3179-0822 (da Grande São Paulo) ou no 0800-704-0822 (de outras localidades), para receber as devidas orientações e tomar as providências adequadas.
IV- Observação:
- Para este exame, além do procedimento de curetagem, também é efetuada e cobrada a análise do material obtido no procedimento, ou seja, o estudo anatomopatológico.
Precisa agendar.
Em até 2 dias úteis (sem contar o sábado) às 18h