Outros nomes: ELETROMIOGRAFIA, ELETRONEUROMIOGRAFIA, EMG, ELETRONEUROGRAFIA, Estudo de condução nervosa, Neurocondução, ELETRONEUROMIOGRAFIA DE MEMBROS INFERIORES, ELETRONEUROMIOGRAFIA DE MEMBROS SUPERIORES, ELETRONEUROMIOGRAFIA DE FACE
I – Informações sobre o exame:
- Este procedimento avalia funcionalmente nervos e músculos sem utilizar anestesia ou sedação.
O Fleury não realiza exame das regiões: intraorbitária, faríngea, laríngea, intercostal, músculo ocular ou músculo elevador da pálpebra.
Não realizamos eletromiografia de diafragma. Este exame é realizado somente em ambiente hospitalar. O exame não tem alcance para avaliação de fibras nervosas finas sensitivas (de dor e temperatura).
II - Preparo
- O cliente deve evitar a aplicação de cremes ou pomadas na região a ser estudada.
- É necessário apresentar exames anteriores (eletroneuromiografia, liquor, tomografia ou ressonância de coluna e biópsia de nervo ou músculo).
III - Interferentes
O uso de anticoagulante aumenta o risco de formação de grandes hematomas intramusculares. Portanto, orienta-se a suspensão da medicação antes do exame. Ressaltamos que esta suspensão somente deve ser realizada após autorização do médico responsável. Observe o tempo necessário de suspensão antes do exame de acordo com cada grupo de anticoagulantes: Grupo 1) Dabigatrana (Pradaxa®), Rivaroxabana (Xarelto®), Apixabana (Eliquis®), Edoxabana (Lixiana®): suspender 48 horas antes; Grupo 2) Varfarina (Marevan® e Coumadin®), Femprocumona (Marcoumar®): pelo menos 7 dias antes ou dosagem recente, preferencialmente na véspera, do tempo de protrombina com valor de INR menor ou igual a 2,5. Grupo 3) Enoxaparina (Clexane®): 24 horas antes. Os clientes que não puderem por orientação médica suspender o anticoagulante, podem ser submetidos apenas o estudo de condução nervosa (parte dos choquinhos), mas não ao estudo com agulha, podendo haver alguma limitação na conclusão final. A depender da hipótese diagnóstica, o estudo com agulha pode ser fundamental para o diagnóstico. Nestes casos, o médico executor poderá suspender o exame. Em caso de dúvidas, entrar em contato com a equipe médica do setor.
- Clientes com distúrbios da coagulação apresentam risco maior de grandes hematomas intramusculares. É recomendável conversar com o médico hematologista responsável. Somente realizamos o estudo com agulha em pacientes com níveis de plaquetas superiores a 50.000 mm3.
- O uso de medicação anticolinesterásica, como Mestinon®, pode normalizar o teste de estimulação repetitiva para o diagnóstico de miastenia. Assim, recomenda-se a suspensão desse medicamento 48 horas antes do exame, desde que autorizada pelo médico assistente.
- Pacientes com desfibrilador cardíaco implantado devem apresentar autorização por escrito do seu médico cardiologista para a realização do exame.
Em pacientes com marcapasso, o exame é seguro com alguns cuidados técnicos no momento do exame. No caso de dúvidas, orienta-se consultar o seu médico cardiologista.
IV - Tempo de duração do exame
- A eletroneuromiografia dura cerca de 45 minutos.
Precisa agendar.
Em até 1 dia útil (sem contar o sábado) às 18h
IMPORTANTE: Anotar medicamento(s) do (s)último(s): 7 dias(s).