Outros nomes:
I - Critérios de realização
- Este exame é realizado somente com pedido médico.
- Esse exame não é realizado em pacientes com suspeita ou diagnóstico de gravidez, infecção urinária e infecção uterina aguda com saída de secreção purulenta.
- De preferência, a histeroscopia deve ser feita entre o 8º e o 15º dia do ciclo menstrual, contando-se a partir do primeiro dia da menstruação, que é o período que reúne as melhores condições técnicas para esta avaliação. O exame, porém, pode ser realizado fora desse período, conforme solicitação médica, necessidades pessoais da cliente ou para inserção do DIU - 1º ao 7º dia do ciclo menstrual (trata-se do período ideal, porém o comparecimento fora destes dias por vários diferentes motivos, não impede a realização do procedimento).
- Apresentar exames anteriores relativos ao quadro clínico (ultrassonografias de abdome total, pélvica e transvaginal, histerossalpingografia e histeroscopia anterior, ressonância pélvica).
Observações:
- A presença de corrimento vaginal não impede a realização do exame.
- Não fazer o procedimento durante sangramento vaginal abundante porque dificulta a visualização da cavidade.
- O exame pode ser realizado COM ou SEM anestesia, a critério do médico prescritor. Importante questionar se será realizado com anestesia. Nesse caso, é preciso que haja uma solicitação médica de anestesia.
II - Preparo
- Recomenda-se tomar analgésico (Lisador®, Buscopan® composto, Tylenol®, Ponstan® ou similares) ou anti-inflamatório (Feldene® sublingual) duas horas antes do exame.
- Caso o exame seja realizado com Anestesia, o analgésico será ministrado diretamente na unidade.
Precisa agendar.
Em até 1 dia útil (incluindo sábados) às 12h