Outros nomes: Impedâncio-pH-metria esofágica, Monitorização prolongada de impedância e pH intraluminar esofágico, Monitorização computadorizada de impedância e pH intraesofágico, Pesquisa de refluxo gastroesofágico ácido e “não-ácido” de 24 horas, Medida de refluxo gastroesofágico ácido e “não-ácido”, IMPEDÂNCIO-PHMETRIA ESOFÁGICA PROLONGADA, IMPEDÂNCIO-PHMETRIA ESOFÁGICA DE 24 HORAS, Impedancio-phmetria esofágica com 4 canais
I - Informações sobre o exame:
- A impedâncio-pH-metria é uma das duas modalidades oferecidas pelo Fleury para a monitoração prolongada do refluxo gastroesofágico. Consiste na introdução de um eletrodo com calibre de 2 milímetros, por via nasal, no esôfago e na fixação de um eletrodo de referência no tórax.
- Diferentemente da pHmetria, que só avalia o refluxo ácido, a impedâncio-pHmetria avalia todas modalidades de refluxo: ácido, não-ácido, liquido e gasoso.
A monitoração dura de 18 a 24 horas; depois desse período, o cliente precisa retornar para retirada do sistema, em horário e o local a serem informados no dia do colocação do equipamento. Durante a monitorização, não é possível tomar banho. Portanto, recomenda-se banhar-se antes do exame.
- A impedâncio-pH-metria não é realizada sob sedação. Utiliza-se uma pomada anestésica na narina. Dessa forma, não é necessário estar acompanhado para fazer o exame.
II - Critérios de realização
- Este exame é realizado somente com pedido médico, a partir de 14 anos de idade.
- Menores de 18 anos devem estar acompanhados de um adulto responsável.
- Caso tenha realizado endoscopia digestiva alta, radiografia contrastada do esôfago, manometria e pH-metria esofágica, o cliente deve apresentar esses resultados no dia do exame.
III - Preparo
- jejum mínimo de cinco horas.
- Antes do exame, é possível ingerir pequenos volumes de água para tomar eventuais medicamentos, que não sejam interferentes com o exame; ou seja, medicamentos para pressão, coração, diabetes, epilepsia, etc.
- Os medicamentos que interferem com o exame e, portanto, tem que ser suspensos, são aqueles que reduzem a acidez gástrica; ou seja: os antissecretores. O cliente deve suspender, por sete dias antes do exame, o uso de antissecretores (inibidores de bomba de prótons e antagonistas H2). Esses medicamentos têm os seguintes nomes científicos: omeprazol, pantoprazol, rabeprazol, lansoprazol e esomeprazol, dexlansoprazol, cimetidina, ranitidina, famotidina e vários nomes comerciais, dentre eles: Losec®, Ogastro®, Victrix®, Peprazol®, Pantozol®, Omeprazol®, Gastrium®, Pariet®, Nexium®, Tecta®, Dexilant®, Tagamet®, Antak®, Zylium®, Famox®,Inzelm® (Vonaprozana), etc.
Também deverá suspender, por 7 dias antes do exame, o uso de bloqueadores H2, inibidores de bomba de prótons (IBPs) e bloqueadores ácido competitivos de potássio (PCABs - o único atualmente disponível no nosso meio é a vonoprazana, de nome comercial Inzelm).
Para todas as idades jejum mínimo necessário de 5 horas.
Precisa agendar.
Em até 2 dias úteis (sem contar o sábado) às 18h