Testes genéticos que buscam identificar mutações germinativas em genes de suscetibilidade ao câncer já são bastante utilizados para diagnóstico de pacientes com predisposição a câncer de mama e de ovário.
A identificação de mulheres com risco aumentado para essas neoplasias permite a adoção de condutas de rastreamento e prevenção individualizadas e diagnóstico precoce, além de aconselhamento genético dos familiares.
Os genes BRCA1 e BRCA2 notadamente configuram os principais genes relacionados ao câncer de mama e de ovário hereditário. Contudo, cada vez mais alterações em outros genes têm sido identificadas em associação a essas neoplasias, com destaque para os genes ATM, CHEK2, PALB2, TP53, entre outros.
Dessa forma, painéis genéticos que contemplam a análise simultânea de múltiplos genes estão sendo amplamente incorporados ao processo de avaliação de risco para câncer, o que permite identificar mulheres que podem se beneficiar de um rastreamento mais intensivo ou de adoção de medidas redutoras de risco.
Nesse sentido, o Fleury disponibiliza, em seu portfólio, mais um teste para a pesquisa de mutações germinativas associadas às neoplasias hereditárias – o Fast Cancer. Realizado por sequenciamento de nova geração (NGS), o painel traz, como diferenciais, a análise simultânea de 45 genes e a liberação mais rápida dos resultados – feita em até dez dias corridos. Assim, é um teste indicado para pacientes com urgência no resultado para auxílio na tomada de decisão cirúrgica.
Conheça outros painéis genéticos disponíveis no Fleury para investigação de câncer de mama e de ovário hereditário:
Conduta ante mutações germinativas patogênicas ou provavelmente patogênicas nos principais genes de suscetibilidade ao câncer de mama e ovário hereditário
Adaptado de: NCCN Guidelines Genetic/Familial High-Risk Assessment: Breast, Ovarian, and Pancreatic, Version 2.2022/ J Natl Compr Canc Netw 2021; 19(1): 77-102 / J Am Coll Radiol. 2017; 14(4): 561-568.
Consultoria médica
Dra. Daniele Paixão Pereira
Dr. Wagner Antonio da Rosa Baratela
Para melhorar desfechos clínicos nessa seara, Fleury estrutura serviço para o cuidado dessas lesões
Fleury conta com todos os recursos para a investigação, incluindo um setor de provas funcionais.
Publicação destaca o diagnóstico por imagem das doenças neurometabólicas.
Ressonância magnética é útil especialmente em casos mais complexos da doença