O teste rastreia os principais patógenos envolvidos nesses casos, entre os quais bactérias, vírus e parasitas.
Considerada, mundialmente, uma das principais causas de óbito em crianças com menos de 5 anos de idade, a gastroenterite, ou diarreia infecciosa, é ocasionada por uma variedade de patógenos, o que, muitas vezes, dificulta a identificação rápida e acurada do agente responsável pelo quadro. Buscando contribuir para melhorar o fluxo de diagnóstico e tratamento desses casos, o Fleury disponibiliza o teste molecular em amostras de fezes por meio da técnica da reação em cadeia da polimerase (PCR) em tempo real multiplex (FilmArray).
O exame tem três particularidades que o diferenciam dos demais recursos usados para diagnosticar diarreias infecciosas: tempo de análise de 70 minutos; pesquisa simultânea de 22 patógenos, dos quais 13 bactérias, cinco vírus e quatro parasitas; e disponibilidade 24 horas por dia nas unidades hospitalares em que o Fleury está presente.
Os estudos que avaliaram essa plataforma demonstraram que a sensibilidade e a especificidade para a detecção de patógenos bacterianos superam os 95%, enquanto, para a identificação de norovírus e rotavírus, tais valores são superiores a 94%. Para detectar parasitas, por fim, o teste mostrou sensibilidade e especificidade acima de 98%.
Na prática, o painel molecular para o diagnóstico de infecções gastrointestinais é uma ferramenta com grande potencial para fundamentar a decisão de implementar ou não terapia antimicrobiana ou antiparasitária, além de permitir o rápido esclarecimento etiológico no contexto de investigações de surtos para adotar com celeridade medidas eficazes de controle.
Patógenos pesquisados pelo teste
Bactérias
Parasitas
Vírus
Assessoria Médica |
---|
Dra. Carolina dos Santos Lázari carolina.lazari@grupofleury.com.br Dr. Celso F. H. Granato celso.granato@grupofleury.com.br Dr. Jorge Luiz Mello Sampaio jorge.sampaio@grupofleury.com.br Dra. Paola Cappellano Daher paola.cappellano@grupofleury.com.br |
Participação incluirá simpósio sobre diagnóstico de disfunções endocrinológicas na infância
Para melhorar desfechos clínicos nessa seara, Fleury estrutura serviço para o cuidado dessas lesões
Fleury conta com todos os recursos para a investigação, incluindo um setor de provas funcionais.
Publicação destaca o diagnóstico por imagem das doenças neurometabólicas.