Ácido Fólico, dosagem, soro

Outros nomes:
ÁCIDO FÓLICO
FOLATEMIA
FOLICO, ACIDO
MEGALOBASTICA, ANEMIA, FOLATO
VITAMINA B9
VITAMINA M

Jejum

Para todas as idades jejum mínimo necessário de 4 horas

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 3 dias úteis (sem contar o sábado) às 22h

Processamento e adequação da amostra

- Aguardar 30 minutos. - Centrifugar o tubo a 2.200 g, por 10 minutos, a 18°C. - Aliquotar 1,0 mL de soro em tubo plástico estéril. - Enviar à seção congelado - Volume mínimo: 1,0 mL de soro. - Interferente: hemólise. - Estabilidade da amostra: - temperatura ambiente: não aceitável; - refrigerada (2-8ºC): não aceitável; - congelada (-20ºC): 1 mês.

Método

- Imunoensaio competitivo quimioluminescente.

Valor de referência

- Deficiente: inferior a 3,4 ng/mL; - Limítrofe: de 3,4 a 5,4 ng/mL; - Normal: superior a 5,4 ng/mL.

Interpretação e comentários

- Este exame é útil para a detecção de deficiência de ácido fólico, uma vitamina hidrossolúvel, composta principalmente de 5-metiltetra-hidrofolato, que está presente em frutas, vegetais verdes e folhosos e vísceras, além de ser também sintetizada por bactérias intestinais. - Juntamente com a vitamina B12, o ácido fólico é essencial para a síntese de DNA e para a maturação celular. Assim sendo, a deficiência de qualquer uma dessas duas vitaminas pode ocasionar macrocitose e anemia megaloblástica. - A deficiência de ácido fólico decorre de sua ingestão insuficiente e pode ser encontrada em gestantes e em alcoólicos. Caso ocorra durante os primeiros três meses de gestação, há aumento do risco de malformações fetais, especialmente de defeitos do fechamento do tubo neural (meningomielocele e anencefalia). - A dosagem de ácido fólico no soro retrata sua oferta recente. Em tais casos, os valores, quando deficientes, rapidamente se normalizam após suplementação. Já a concentração eritrocitária é um reflexo dos estoques da vitamina no organismo. Nessa situação, o resultado, quando deficiente, volta ao normal mais lentamente depois da suplementação. - No soro, a dosagem é metodologicamente mais reprodutível do que nos eritrócitos, razão pela qual este último método vem sendo paulatinamente abandonado nas rotinas laboratoriais.

Orientações necessárias

- O uso de biotina e suplementos alimentares que contenham biotina devem ser suspensos 3 dias antes da coleta.

Dias de Medicamento

IMPORTANTE: Anotar medicamento(s) do (s)último(s): 7 dias(s).

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822