Manual de exames

Acido zoledrônico Aclasta, endovenoso, somente aplicação

Outros nomes: Aplicação Ácido zoledrônico, Aplicação Zoledronato, Aplicação Aclasta

Este exame precisa ser agendado

Orientações necessárias

I - Informações sobre a administração do medicamento
O medicamento ácido zoledrônico deve ser administrado por via endovenosa (aplicado na veia) em adultos com mais de 18 anos.

II - Critérios de realização
- A administração dessa medicação pode ser realizada somente com solicitação médica.
- Não é necessário jejum, mas o paciente deve evitar refeições pesadas nas últimas 4 horas que antecedem a infusão.
- Manter a medicação conforme condições de armazenamento exigidas pelo fabricante.

A administração de ácido zoledrônico é realizada somente após entrevista médica
- No dia anterior ao agendamento um médico do Fleury entrará em contato via telefone com o paciente para fazer uma entrevista prévia com o intuito de avaliar as condições clínicas do paciente. Esta etapa é fundamental para a confirmação da aplicação do dia seguinte.

Interpretação e comentários

I - Informações sobre o ácido zoledrônico
- O ácido zoledrônico é medicamento que pertence à classe dos bisfosfonatos. É inibidor da enzima farnesil pirofosfato sintase, presente em osteoclastos, e consequentemente, inibe a reabsorção óssea mediada por estas células. A ação seletiva dos bisfosfonatos no osso tem como base sua alta afinidade pelo osso mineralizado. O ácido zoledrônico é rapidamente distribuído no osso e se acumula preferencialmente nos locais de alta remodelação óssea. A longa duração da ação do medicamento é atribuída a sua alta afinidade de ligação ao sítio ativo da farnesil pirofosfato sintase e a sua forte afinidade de ligação ao mineral ósseo.
II - Indicações do ácido zoledrônico
As indicações, em bula, para uso do ácido zoledrônico incluem osteoporose pós menopausa, osteoporose em homens, osteoporose induzida pelo uso de glicocorticoides, prevenção do desenvolvimento de osteoporose em mulheres na pós menopausa que apresentam osteopenia e a doença óssea de Paget. O ácido zoledrônico reduz a incidência de fraturas de quadril, de fraturas vertebrais e não vertebrais.

OUTRAS INDICAÇÕES OFF-LABEL NÃO CONTRA-INDICAM O PROCEDIMENTO.

III - Precauções
Para receber o ácido zoledrônico, o paciente deve estar hidratado. Deve-se ter atenção especial com indivíduos idosos em terapia diurética.

A insuficiência renal, com depuração de creatinina abaixo de 35mL/minuto, é contraindicação formal para o uso de ácido zoledrônico. Além disso, o ácido zoledrônico deve ser administrado com cautela em pacientes com doença renal prévia.

O uso do ácido zoledrônico deve ser evitado em pacientes que apresentam hipocalcemia ou com histórico de hipersensibilidade ao ácido zoledrônico ou a qualquer componente do medicamento.

Pacientes em tratamento com ácido zoledrônico devem estar em uso concomitante de reposição de cálcio e vitamina D.

O uso do ácido zoledrônico não é recomendado para pacientes pediátricos, pois a segurança e a eficácia deste medicamento não foram estabelecidas para esse grupo de pacientes.

Em relação ao risco de se desenvolver osteonecrose de mandíbula com o uso de ácido zoledrônico, é importante manter a saúde bucal e a higiene oral. O paciente deve evitar realizar procedimentos dentários invasivos durante o tratamento.

Atenção especial deve-se dar ao desenvolvimento de fraturas atípicas de fêmur, em pacientes com uso de ácido zoledrônico e outros bisfosfonatos, em longo prazo. Essas fraturas se desenvolvem em diáfise do fêmur ou em região subtrocantérica, mesmo com trauma mínimo e podem levar à dor na coxa e/ou na virília.

Doses e intervalos

- O ácido zoledrônico deve ser administrado na dose de 5mg por via intravenosa uma vez ao ano.

Efeitos adversos

- Os principais eventos adversos associados à administração do ácido zoledrônico incluem os seguintes sintomas pós-dose: febre, mialgias, sintomas similares aos da gripe, artralgias e cefaleia. A maioria deles ocorre em até os 3 primeiros dias após a administração do medicamento e teve intensidade de leve a moderada, regredindo em até 3 dias após o início da reação. A incidência desses sintomas diminuiu nas doses subsequentes do ácido zoledrônico. A administração de ibuprofeno ou de paracetamol reduz em aproximadamente 50% a incidência dos sintomas pós-dose de ácido zoledrônico.

Convênio e cobertura

Consulte nossa página de Convênios para mais informações

Particular e valores

Não tem convênio? Fale com a gente e consulte as condições especiais de pagamento particular.

Faça em casa

Agora, você pode fazer exames de sangue, urina e fezes em casa, no trabalho ou onde preferir. Consulte as regiões de cobertura