Manual de exames

ACTH, plasma

Outros nomes: ACTH PLASMATICO, DOSAGEM DE, ADRENAL, DOSAGEM DE ACTH PLASMATICO, ADRENOCORTICOTROFICO, HORMONIO, Corticotrofina, CUSHING, DOSAGEM DE ACTH PLASMATICO, Hormônio adreno corticotrófico , ACTH, plasmático

Este exame não precisa ser agendado

Orientações necessárias

- A coleta deve ser feita preferencialmente até duas horas após o horário habitual de o cliente acordar.
- O uso de biotina e suplementos alimentares que contenham biotina devem ser suspensos 3 dias antes da coleta.
- Para mostras coletadas às 16 horas é necessário jejum de no mínimo 3 horas
-Este exame possui restrição para o horário de coleta nas unidades, sendo necessário consultar a Central de Atendimento ao Cliente


Processamento e adequação da amostra

Centrifugar em até 1 hora após a coleta a 2200 g por 10 minutos em tempertura ambiente;
- Aliquotar 1,2 mL de plasma em tubo plástico estéril;
- Enviar à seção congelado.

Nota : Centrifugar e separar o plasma das hemácias IMEDIATAMENTE. Caso não seja possível centrifugar imediatamente, manter a amostra em banho de gelo por até 1 hora.
Interferente: Hemólise.

Estabilidade da amostra:
Temperatura ambiente não aceitável;
Refrigerada (2-8 ºC):não aceitável;
Congelada (-20 ºC): 60 dias.

Método

- Ensaio eletroquimioluminométrico.

Valor de referência

- Condições basais: 7 à 63 pg/mL entre 7 e 10 da manhã.

Interpretação e comentários

- O hormônio adrenocorticotrófico, ou corticotrofina (ACTH), um peptídeo de 39 aminoácidos produzido pela hipófise anterior, é o principal responsável pelo controle da produção de esteróides pelo córtex adrenal.
- A fabricação de ACTH pela hipófise está sujeita a uma série de fatores que agem por via hipotalâmica ou diretamente na hipófise. O hipotálamo atua sobretudo na via de produção do hormônio liberador de corticotrofina (CRH), cuja secreção está sujeita a uma série de estímulos, tais como estresse (físico ou emocional), ritmo circadiano e hipoglicemia. A atuação do ACTH no córtex adrenal ocorre de uma maneira abrangente, de modo que todas as três camadas sejam estimuladas, aumentando a geração de aldosterona, de cortisol e de andrógenos adrenais. No entanto, o principal controlador da produção de ACTH, na forma de um feedback negativo, é o cortisol. Dessa maneira, em condições de fisiologia normal, um excesso de cortisol ou de um glicocorticóide sintético causa supressão na produção do ACTH endógeno. O ACTH apresenta um ritmo de secreção circadiano, com valores mais elevados no início da manhã e mais baixos à tarde, sendo responsável pelo ritmo de secreção característico do cortisol.
- As principais indicações da dosagem do ACTH plasmático incluem o diagnóstico diferencial da síndrome de Cushing (hipercortisolismo endógeno) e o da insuficiência adrenal. No primeiro caso, a dosagem de ACTH é de fundamental importância para a distinção entre a doença de Cushing - que é conseqüência de tumor hipofisário produtor de ACTH - na qual o hormônio está elevado, e tumores primários da adrenal, em que a produção de ACTH fica suprimida.
- Na síndrome de Cushing decorrente da fabricação ectópica de ACTH por tumores (principalmente de pulmão), os níveis de ACTH podem estar extremamente altos. Já nas situações de insuficiência adrenal, o exame é extremamente útil no diagnóstico diferencial entre insuficiência primária, quando os níveis de ACTH são elevados, e secundária, quando são baixos. Esta dosagem também permite o acompanhamento de pessoas em uso de glicocorticóides para supressão de hiperfunção adrenal seletiva causada por defeito de síntese.
- Entre os interferentes desta dosagem estão a metapirona e o estresse, que podem aumentar os níveis plasmáticos de ACTH, e a dexametasona e outros glicocorticóides sintéticos, que costumam diminuir os valores do hormônio.

Convênio e cobertura

Consulte nossa página de Convênios para mais informações

Particular e valores

Não tem convênio? Fale com a gente e consulte as condições especiais de pagamento particular.

Faça em casa

Agora, você pode fazer exames de sangue, urina e fezes em casa, no trabalho ou onde preferir. Consulte as regiões de cobertura