Aglutininas anti-Rh, soro

Outros nomes:
AGLUTININAS IRREGULARES
ANTICORPOS ATIPICOS
ANTICORPOS ISOIMUNES
COOMBS INDIRETO (CI) QUANTITATIVO
D, ANTICORPOS ANTI
ERITROCITARIOS, ANTICORPOS ANTI
INCOMPATIBILIDADE DE RH, TESTE DE
IRREGULARES, ANTICORPOS, AGLUTININAS ANTI-RH
AGLUTNINAS ANTI-RH
TESTE DE ANTIGLOBULINA INDIRETO (ERITRÓCITOS)
IAT (INDIRECT ANTIGLOBULIN TEST)
AGLUTININAS ANTI-RH, QUANTITATIVO
ANTICORPOS HETERÓLOGOS
ANTICORPOS IRREGULARES
COOMBS INDIRETO

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 1 dia útil (sem contar o sábado) às 18h

Processamento e adequação da amostra

- Receber a amostra em embalagem REF e mantê-la nesta condição até a manipulação. - Aguardar 30 minutos; - Centrifugar a 2200 g por 10 minutos a 18 ºC; - Não aliquotar. - Enviar à seção, refrigerado; - Volume ideal: 2 mL; volume mínimo: 1,5 mL. Estabilidade da amostra Temperatura ambiente: 8 horas; Refrigerada (2-8 ºC): 8 dias; Congelada (-20 ºC): 1 ano. - Aguardar 30 minutos; - Centrifugar a 2200 g por 10 minutos a 18 ºC; - Não aliquotar. - Enviar à seção, refrigerado; - Volume ideal: 2 mL; volume mínimo: 1,5 mL. Estabilidade da amostra Temperatura ambiente: 8 horas; Refrigerada (2-8 ºC): 8 dias; Congelada (-20 ºC): 1 ano.

Método

- Gel-teste.

Valor de referência

- Negativo.

Interpretação e comentários

- É chamado de Coombs Indireto ou de Pesquisa de Anticorpos Irregulares a pesquisa de anticorpos direcionados a antigenos eritrocitários após imunização do indivíduo sob estudo. O teste consiste na pesquisa e identificação de anticorpos irregulares no soro , por meio da utilização de painéis de hemácias contendo os antígenos mais imunogênicos pertencentes aos principais sistemas de grupos sangüíneos. O teste está indicado para pacientes previamente transfundidos, para todas as gestantes no pré-natal e após a realização da imunoprofilaxia RhD. Caso o teste seja negativo no primeiro trimestre, o mesmo deve ser repetido no terceiro trimestre, preferencialmente na 28ª semana de gestação. Caso o mesmo seja positivo, deve ser repetido mensalmente até a 32ª semana e a cada 15 dias a partir da 33ª de gestação até o momento do parto. Naquelas situações em que seja detectado um anticorpo de importância clínica, pelo método gel-teste em meio de baixa força iônica/antiglobulina e/ou hemaglutinação convencional, a titulação do mesmo é automaticamente realizada. Gestantes que tenham anticorpos anteriormente identificados têm sua amostra prévia testada, em paralelo, sempre que a mesma esteja disponível, com a atual para se confirmar aumento de título do anticorpo. O acompanhamento imuno-hematológico de uma gestante aloimunizada tem por finalidade indicar ao obstetra o momento ideal para realizar exames especializados. A imunização a antígenos de grupos sangüíneos menores pode ocorrer em decorrência de abortamentos, gestações, infusão de material biológico, infusão de linfócito paterno ou transfusões prévias. Pacientes que receberam profilaxia com imunoglobulina anti-D podem apresentar positividade do teste alguns meses após a medicação.

Orientações necessárias

- Este exame não necessita de preparo.

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822