Alumínio, urina

Outros nomes:
AL NA URINA
ALUMINÚRIA

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 15 dias corridos às 18h

Orientações necessárias

- Não é necessário preparo para este exame. I - Material - Este exame pode ser feito em amostra isolada de urina e/ou urina de 24 horas Urina isolada e urina de 24 horas: - Para mulheres, o ideal é não estar menstruada. - Não é necessário preparo para este exame.

Processamento e adequação da amostra

Urina isolada: -Encaminhar material no próprio frasco cristal de tampa branca, no qual foi coletado o material. -Volume mínimo 25 mL Urina 24 h: - Aliquotar 50 mL de urina em frasco plástico livre de metal (cristal de tampa branca). Estabilidade da amostra: Temperatura ambiente: 28 dias; Refrigerada (2-8ºC): 28 dias; Congelada (-20ºC): 28 dias.

Método

- Espectrometria de massa com fonte de plasma indutivamente acoplado e célula de reação dinâmica.

Valor de referência

Amostra urina isolada: 0 a 17 anos: Valores de referência não estabelecidos Superior ou igual a 18 anos: Inferior a 14 mcg/g de creatinina Amostra urina 24 h: 0 a 17 anos: Valores de referência não estabelecidos Superior ou igual a 18 anos: Inferior a 10 mcg/24 horas

Interpretação e comentários

- Sob condições fisiológicas normais, o alumínio ingerido de forma usual (5-10 mg por dia) é completamente eliminado pelos rins. Nos doentes com insuficiência renal, porém, a capacidade de expelir esse elemento diminui. Outros fatores que aumentam a incidência de toxicidade desse metal em pacientes renais crônicos incluem água de diálise, reposição de albumina, alguns medicamentos para controlar os níveis de fosfato ou mesmo limitações do próprio processo de diálise, que podem expor tais indivíduos a uma carga de alumínio que eles não são capazes de eliminar. - Se não for excretado ou removido, o alumínio se acumula no sangue, onde se liga a proteínas, tais como a albumina, e é rapidamente distribuído por todo o corpo. A sobrecarga pode levar a um acúmulo do metal no cérebro e nos ossos, gerando encefalopatia e osteodistrofia. - A dosagem desse elemento na urina pode ser realizada para o acompanhamento das pessoas que, apesar da insuficiência renal crônica e do programa de diálise, ainda mantêm algum grau de função renal. Contudo, o presente exame não substitui a dosagem sérica de alumínio. Ademais, não se recomenda que a urina seja utilizada para o teste de screening. - Convém lembrar que pacientes com próteses metálicas ortopédicas podem ter valores de alumínio alterados.

Dias de Medicamento

IMPORTANTE: Anotar medicamento(s) do (s)último(s): 10 dias(s).

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822