Audiometria, de Tronco encefálico Infantil.

Outros nomes:
ABR INFANTIL
TRONCO CEREBRAL INFANTIL, AUDIOMETRIA
TRONCO ENCEFALICO INFANTIL, AUDIOMETRIA
BERA INFANTIL
BSRA INFANTIL
BERA FREQÜÊNCIA ESPECÍFICA
BERA ESTADO ESTÁVEL
STEAD-STATE POTENTIALS
POTENCIAL EVOCADO AUDITIVO INFANTIL OU PEATE
POTENCIAL EVOCADO AUDITIVO DE CURTA LATÊNCIA
POTENCIAL EVOCADO ESTACIONARIO (STEADY-STATE)

Jejum

Para todas as idades jejum mínimo necessário de 3 horas

Agendamento

Precisa Agendar

Prazo de Entrega

Em até 2 dias úteis (incluindo sábados) às 18h

Orientações necessárias

I - Critérios de realização - Exame somente será realizado mediante apresentação de solicitação médica, com CRM (registro do conselho regional de medicina). Não será aceito solicitação de qualquer outro profissional da área de saúde. - O teste é feito em crianças até 6 anos 11 meses e 30 dias de idade ou com dificuldade para colaborar (como deficientes mentais), obrigatoriamente acompanhadas de um responsável adulto. II - Preparo - É necessária a privação de sono na véspera e também no dia do exame pelo maior tempo possível. - A criança precisa chegar ao Fleury com sono e com fome. Assim, os pais devem levar à unidade mamadeira ou alimentos habituais, além dos apetrechos que a criança utiliza para dormir (chupeta, travesseiro, paninhos, etc), para uso em sala de exame. III - Interferentes - A obstrução do ouvido por cera impede a realização do exame. O Fleury, porém, não faz o procedimento de remoção de cera, que deve ser realizado pelo médico-assistente do cliente. IV - Observações - O teste é indolor. - A criança deve aceitar a colocação e a permanência da oliva durante todo o exame. - Caso a realização do exame não seja possível, ele deve ser reagendado, sob anestesia geral, em outra data (às quartas-feiras, pela manhã, na Unidade Paraíso), o que, contudo, requer solicitação médica específica.

Método

- O exame avalia os potencias elétricos gerados no nervo auditivo e nas estações neuronais da via auditiva no tronco encefálico por meio da colocação de eletrodos na superfície do couro cabeludo e nos lóbulos das orelhas. - Na prática, possibilita a avaliação dos limiares auditivos eletrofisiológicos nas frequências de 500, 1.000, 2.000 e 4.000 Hz com o emprego do método de respostas Steady-State e/ou Frequência Específica.

Valor de referência

- Os parâmetros da normalidade de latência das ondas, intervalos de latência, diferenças interaurais e intervalos interaurais obedecem aos critérios de MUNHOZ E COLS. Respostas auditivas de tronco encefálico. IN: MUNHOZ, M.S.L.; CAOVILLA, H.H.; SILVA, M.L.G.; GANANÇA,M.M. Audiologia Clínica. São Paulo, Atheneu, 2000. - GORGA, M.P.; REILAND, J.K.; WORTHIGNTON, D.W.; JESTEADT, W. Auditory brainstem responses from graduates of intensive care nursery: normal patterns of response. Journal of Speech and Hearing Research, 30, 311-318, 1987. - GORGA, M.P.; KAMINISKI, J.R.; BEAUCHAINE, K.L.; JESTEADT, W.; NEELY, S.T. Auditory brainstem response from children three months to three years of age: normal patterns of response II. Journal of Speech and Hearing Research, 32, 281-288, 1989.

Interpretação e comentários

- O exame avalia o nível de audição, independentemente da resposta da criança. Dessa forma, permite o diagnóstico e a localização de doenças de qualquer origem que acometam o eixo central e a parte posterior do encéfalo, além do acompanhamento de sua evolução e de seu tratamento. - O método também serve para monitorar a maturação do sistema nervoso central durante o primeiro ano de vida.

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822