Avaliação da resposta à terapia antiagregante, inibidores P2Y

Outros nomes:

Avaliação plaquetária para medicamentos

Avaliação do efeito antiagregante plaquetário

Avaliação plaquetária point of care

Dieta

Jejum não é obrigatório desde que o paciente tenha realizado dieta leve. Caso tenha ingerido alimentos gordurosos, recomenda- se o jejum de 4 horas.

Processamento e adequação da amostra

- Manter o material em repouso, em temperatura ambiente na posição vertical - Envolver cada tubo em saco plástico bolha - Acondicionar a caixa de isopor dentro da caixa de malote em temperatura ambiente - Recusar material contendo coágulo e com proporção inadequada de sangue/anticoagulante Importante: O material deverá ser entregue no setor no máximo em até 3 horas após a coleta.

Método

Foto-óptico

Valor de referência

Teste de função plaquetária para AAS < 550 ARU efeito do medicamento detectado. Teste de função plaquetária para tienopiridínicos: < 181 PRU efeito do medicamento detectado

Interpretação e comentários

Avaliação do efeito antiagregante da aspirina (AAS) e dos inibidores do receptor P2Y12, tambem denominados Tienopiridinicos (Clopidogrel, Prasugrel, Ticlopidina) nos pacientes que utilizam estas medicações. Para pacientes em uso das duas classes de medicamentos (Aspirina e inibidores da P2Y12), deverão ser abertos 2 testes, visto que cada cartucho determina o efeito de uma classe de medicamentos. Se o uso for de apenas uma das classes abrir o exame específico. Trata-se de um teste qualitativo que objetiva a detecção da disfunção plaquetária decorrente da ingesta de medicamentos tienopiridínicos ou aspirina. Este teste não se destina à avaliação de pacientes com anormalidades plaquetárias congênitas ou em uso de outras classes de medicamentos que possam interferir na função plaquetária (AINEs, inibores da GPIIBIIIA). Pode ser útil na avaliação do efeito dos antiagregantes plaquetários pré-procedimentos invasivos e na avalição da adesão aos respectivos medicamentos, quando há suspeita de falha terapêutica por recorrência trombótica. O teste não se destina ao ajustes de doses de antiagregantes plaquetários e nem para a caracterização de resistência ao AAS ou aos tienopiridínicos.

Orientações necessárias

Nas 8 horas que antecedem o exame o cliente não deve fumar e nem ingerir café. Nas 3 horas que antecedem o exame o cliente não deve praticar atividades físicas. Devem ser informados todos os medicamentos utilizados nos últimos 7 dias.

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo Whatsapp (11) 3179-0822.

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 10x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame pelo Whatsapp (11) 3179-0822.