Manual de exames

Avaliação transvaginal do colo uterino, na gestação

Outros nomes: Medida do colo uterino pela via transvaginal, Avaliação do colo uterino na gestação, Medida do colo uterino para risco de prematuridade, USG TRANSVAGINAL PARA MEDIDA DE COLO UTERINO

Este exame precisa ser agendado

Principais indicações

- Medida do colo uterino na gestação
- Avaliação do risco de parto prematuro
- Localização placentária (placenta baixa, placenta prévia)
- Gestação gemelar
- Gestante com cirurgia de colo uterino
- Gestante com contração uterina
- Gestante com malformações uterinas

Regiões estudadas

- Colo uterino da gestante.
- Localização da placenta.

Orientações necessárias

Exame realizado pela via transvaginal para avaliação do colo uterino e risco de parto prematuro, localização da placenta em relação ao colo uterino (se é baixa ou alta) .
- Pode ser feita em qualquer fase da gestação. Na ultrassonografia morfológica do 2º trimestre, entre 20 e 24 semanas, é a melhor época para identificação de risco para parto prematuro. Em casos de risco, pode ser repetido ao longo da gestação.
- Não tem importância se a gestante estiver utilizando creme vaginal, progesterona ou outros medicamentos via vaginal.
- O exame pode causar apenas um desconforto leve, porém não causa dor, sangramentos ou risco de aborto. Caso sejam solicitados exames de urina e coletas de secreção vaginal, estes devem ser realizados antes da ultrassonografia do colo uterino, mas podem ser no mesmo dia.
- É necessário o pedido médico.

Interpretação e comentários

- A medida do colo uterino na gestação, quando realizada entre 20 e 24 semanas, constitui o principal método preditivo para parto prematuro, estando indicada nessa fase para todas as gestantes. Grávidas com risco aumentado para prematuridade, entre elas, aquelas com história de filho prematuro, de gestação gemelar e de antecedente de cirurgia no colo uterino (conização, CAF) ou com contrações uterinas podem iniciar a avaliação do colo uterino mais cedo, na gestação, e durante todo o período gestacional.
- O exame transvaginal do colo uterino também tem utilidade na avaliação da localização placentária, principalmente em casos de placenta prévia, que necessitam da identificação da relação da placenta com o colo uterino e sua vascularização.

Método

Ultrassonografia transvaginal.

Convênio e cobertura

Consulte nossa página de Convênios para mais informações

Particular e valores

Não tem convênio? Fale com a gente e consulte as condições especiais de pagamento particular.

Faça em casa

Agora, você pode fazer exames de sangue, urina e fezes em casa, no trabalho ou onde preferir. Consulte as regiões de cobertura