Bacterioscópico, para Gardnerella vaginalis, Vários Materiais

Orientações necessárias

Pode ser realizado em material de secreção vaginal, esperma, secreção prostática, secreção uretral, urina de primeiro jato e urina de jato médio.

Processamento e adequação da amostra

- Enviar material à Seção de Microbiologia em temperatura ambiente. - Urina 1º jato (vol. mínimo: 5 mL): centrifugar a 2200 g por 10 minutos e enviar o sedimento e saco plásitco apropriado. - Esperma: material puro (vol. mínimo: 1 mL) em saco plástico apropriado. - Lâminas sem corar ou já coradas pelo Gram, podem ser recebidas.

Método

Exame microscópico direto do material clínico após coloração pelo método de Gram.

Valor de referência

Pesquisa negativa. Ausência de microrganismos com morfologia sugestiva de Gardnerella vaginalis. Neste exame é também pesquisada a presença de "clue-cells".

Interpretação e comentários

- Exame útil para o diagnóstico rápido da vaginose bacteriana. Nesta situação, a infecção por G. vaginalis caracteriza-se ao exame microscópico pela presença de células indicadoras (clue cells), geralmente ausência de Lactobacillus (bacilos de Doderlein), pouca resposta inflamatória (pequena quantidade de leucócitos) e numerosos bacilos gram-lábeis e pleomórficos. Como exame confirmatório recomenda-se a cultura em meios específicos para Gardnerella vaginalis. - Em outros materiais clínicos (urina, esperma e outros), pesquisa-se a presença de bacilos gram-variáveis com sua morfologia sugestiva de Gardnerella e em alguns casos podemos também observar presença de "clue cells". Sempre é recomendável a cultura em meios específicos para o diagnóstico confirmatório. - O encontro de G. vaginalis em conteúdo vaginal ou em outro material clínico não pode ser indicativo absoluto de doença sexualmente ativa, embora sua transmissão também ocorra por meio de relações sexuais. A G. vaginalis pertence à microbiota vaginal normal de muitas mulheres, com ou sem atividade sexual.

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo Whatsapp (11) 3179-0822.

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 10x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame pelo Whatsapp (11) 3179-0822.