Balão Intragástrico, Retirada

Principais indicações

- Procedimento com finalidade de retirar balão gástrico bariátrico. - Após a colocação do balão este deve ser retirado em 6 meses ou mais precocemente no caso de complicações ou não adaptação do paciente.

Regiões estudadas

- Esôfago, estômago e duodeno.

Orientações necessárias

I - Informações sobre o procedimento - Este exame é realizado por endoscopia digestiva alta e com o cliente sob anestesia geral. II - Critérios de realização - Este exame é feito somente com pedido médico e agendamento prévio. - Para execução do procedimento, é obrigatória a presença de um acompanhante adulto, acima de 18 anos e capaz, desde o momento da chegada do cliente ao hospital até o término do procedimento. Esta é uma condição indispensável. No caso de clientes com menos de 18 anos, o acompanhante, obrigatoriamente, deve ser um responsável legal (pai, mãe ou tutor). - Nos cinco dias que antecedem a endoscopia, o cliente não deve fazer procedimentos com uso de contraste por via oral, como o exame de trânsito intestinal. III - Preparo - Na véspera do exame, o cliente tem de fazer uma dieta líquida e manter-se em jejum absoluto depois das 20 horas. - É necessário apresentar exames de endoscopia realizados anteriormente, se houver. IV - Tempo de duração - O exame dura, em média, 30 minutos, incluindo a sedação. - Após o procedimento, o cliente deve permanecer de 30 a 40 minutos em repouso. V - Cuidados após o exame - O cliente precisa ficar repousando no hospital até que se sinta perfeitamente bem. - O cliente deve deixar o hospital acompanhado. - Devido ao uso de sedativo, não é possível dirigir automóvel ou outros veículos durante todo o dia após a realização da endoscopia. - Durante um período de aproximadamente oito horas depois do exame, o cliente não pode realizar tarefas que necessitem de atenção, tais como mexer com máquinas e objetos cortantes. - Recomenda-se que o indivíduo faça repouso no restante do dia, alimentando-se com dieta leve e evitando bebidas alcoólicas. - A medicação usada na sedação pode ocasionar em um período curto de amnésia. - Se o cliente apresentar qualquer outro sintoma de dor, ele deve comparecer no pronto-socorro do hospital.

Método

- Exame realizado sob anestesia. - Com videoendoscópio flexível, faz-se a remoção do balão gástrico utilizando acessórios especializados.

Interpretação e comentários

- Este procedimento é realizado com a finalidade de remover o balão gástrico, colocado previamente com o objetivo de fazer o cliente perder peso. - O balão deve ser removido em aproximadamente seis meses, pois sua persistência além desse período pode levar a complicações. - A incidência de complicações durante a retirada do balão é mínima, sendo a laceração do esôfago a complicação mais frequente. Entretanto, essas lacerações, de um modo geral, melhoram espontaneamente. -Úlceras e erosões no estômago também podem aparecer, decorrentes da presença do balão na luz gástrica.

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo Whatsapp (11) 3179-0822.

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 10x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame pelo Whatsapp (11) 3179-0822.