Biomarcadores, para doença de Alzheimer, liquor

Outros nomes:

Beta amilóide no Liquor

Fosfotau no Liquor

Proteína Tau no Liquor

Alzheimer no liquor

Orientações necessárias

I - Material - Este exame é realizado em líquor colhido no Fleury. - Não é realizado em material enviado, por ser necessário kit específico de coleta. II - Para coletas - A coleta é realizada na região lombar (nas costas) ou, em situações especiais, na região suboccipital (na nuca), de acordo com a indicação médica ou com a avaliação feita no momento do procedimento. - Em casos específicos e com indicação médica, é possível realizar a punção com o cliente anestesiado. Em tais casos, há necessidade de agendar o procedimento de anestesia na Central de Atendimento ao Cliente. - Para a realização do exame, o cliente precisa estar acompanhado de um adulto responsável. - Devem ser apresentados resultados anteriores de liquor, ressonância magnética e tomografia, se houver. III - Cuidados após o exame - Após a coleta, o cliente deve permanecer de 20 a 30 minutos em repouso no Fleury. - O cliente deverá retornar ao domicílio preferencialmente de carro, com acompanhante. Cliente não poderá dirigir pós-exame. - As punções lombares exigem repouso absoluto (deitado) posterior por 24 horas. Mesmo assim, pode ocorrer cefaléia (dor de cabeça) de fraca intensidade em 10% dos indivíduos.

Processamento e adequação da amostra

.

Método

Imunoenzimático (ELISA) - Pesquisa direta de beta amiloide (Aß42), Tau e fosfo-TAU em amostras de liquor.

Valor de referência

Valores de referência consistentes com o diagnóstico de Doença de Alzheimer: Aß42 : Abaixo de 440 pg/mL Tau-Total: Acima de 195 pg/mL Fosfo-Tau: Acima de 68 pg/mL Índice AT: < 0,8 DA ; > 1,2 Não DA

Interpretação e comentários

A utilização de biomarcadores do liquido cefalorraquidiano com a dosagem de Aß42 proteína Tau e Fosfo-Tau em conjunto contribui no auxílio diagnóstico das Síndromes demenciais. A associação de redução de Aß42 e a elevação da proteína Tau e Fosfo-Tau são marcadores importantes no auxílio diagnóstico da doença de Alzheimer com sensibilidade de 85 a 94% e especificidade de 85 a 89% na diferenciação das síndromes demenciais associadas à doença de Alzheimer ou não.. Nos indivíduos com declínio cognitivo leves que apresentam este padrão de alteração de marcadores tem maior chance de evoluir doença de Alzheimer. Este padrão pode também estar presente em indivíduos cognitivamente normais, o que pode sugerir a presença da doença de Alzheimer em uma fase pré-clínica. A análise destes testes deve ser sempre associada ao quadro clínico e a outros exames complementares.

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo Whatsapp (11) 3179-0822.

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 10x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame pelo Whatsapp (11) 3179-0822.