Biometria Ultra-sônica, Olhos, ambos

Outros nomes:
BIOMETRIA ULTRA-SÔNICA DE AMBOS OS OLHOS OU BILATERAL OU BINOCULAR
CÁLCULO DA LENTE INTRA-OCULAR, AMBOS OS OLHOS OU BILATERAL OU BINOCULAR
CÁLCULO DE LIO, AMBOS OS OLHOS OU BILATERAL OU BINOCULAR
MEDIDA DO GLOBO OCULAR, AMBOS OS OLHOS OU BILATERAL OU BINOCULAR
COMPRIMENTO DO GLOBO OCULAR, AMBOS OS OLHOS OU BILATERAL OU BINOCULAR
BIO, AMBOS OS OLHOS OU BILATERAL OU BINOCULAR
BIOMETRIA, AMBOS OS OLHOS OU BILATERAL OU BINOCULAR
MEDIDA DO COMPRIMENTO AXIAL, AMBOS OS OLHOS OU BILATERAL OU BINOCULAR
COMPRIMENTO AXIAL, AMBOS OS OLHOS OU BILATERAL OU BINOCULAR
ECOBIOMETRIA, AMBOS OS OLHOS OU BILATERAL OU BINOCULAR
BIOMETRIA DE IMERSÃO, AMBOS OS OLHOS OU BILATERAL OU BINOCULAR
BIOMETRIA DE CONTATO, AMBOS OS OLHOS OU BILATERAL OU BINOCULAR
BIOMETRIA MODO B, AMBOS OS OLHOS OU BILATERAL OU BINOCULAR
BIOMETRIA COM CALCULO DE LIO, AMBOS OS OLHOS

Agendamento

Precisa Agendar

Prazo de Entrega

Em até 3 dias úteis (sem contar o sábado) às 18h

Orientações necessárias

I - Informações sobre o exame - É necessário trazer solicitação médica. - A cooperação do cliente é essencial, pois os olhos devem estar parados e fixos durante o exame. - O exame provoca um ligeiro distúrbio de visão (embaçamento) durante 15 minutos. II - Preparo - O uso de lentes de contato deve ser suspenso antes deste exame - gelatinosas por 2 dias e rígidas por 7 dias - ou conforme orientações específicas do médico assistente. - Medida da ceratometria com exame de topografia corneana é realizado antes da biometria, na mesma data, sem custo adicional. - Não é necessária a suspensão de medicamentos e/ou colírios em uso. - Caso a solicitação médica não contenha informação sobre a constante da lente intraocular a ser utilizada na cirurgia, o resultado será fornecido com as constantes mais empregadas na prática oftalmológica. Como complementação do exame, porém, existe a possibilidade de recálculo posterior da lente intraocular, sem necessidade de nova visita do cliente ao Fleury.

Interpretação e comentários

- A biometria ocular é a medida do comprimento axial do bulbo ocular e de suas estruturas (câmara anterior, cristalino e cavidade vítrea) por meio de ultra-som. - O exame está indicado para o cálculo da lente intra-ocular para cirurgias de catarata ou de córnea, retina e vítreo. Além disso, serve para acompanhar doenças que alteram o comprimento axial do olho, para monitorizar o crescimento do bulbo ocular em crianças e para verificar a assimetria do comprimento axial em portadores de anormalidades (alta miopia, glaucoma congênito, coloboma, microftalmia e catarata congênita). Por fim, é também importante no pré-operatório de catarata congênita, embora seja de difícil execução em crianças pequenas. - Para calcular o poder dióptrico da lente intra-ocular (LIO) a ser implantada, há diversas fórmulas, cada uma indicada para um tipo de bulbo ocular. Essas fórmulas precisam de dados para calcular a LIO, tais como a ceratometria, o comprimento axial e constante da LIO, fornecida pelo fabricante, uma informação que tem relação com a posição em que a lente será colocada durante a cirurgia. É possível programar a refração final do indivíduo portador de catarata com acurácia acima de 80%, para olhos com comprimento médio. Já olhos curtos e olhos longos diminuem a previsibilidade do método. - A importância do cálculo preciso das lentes intra-oculares tem aumentado com o desenvolvimento do controle cirúrgico do astigmatismo e também com o crescimento das expectativas do paciente e do cirurgião. Os dados essenciais para um cálculo confiável dependem do valor pré-operatório do comprimento axial e da ceratometria. Uma diferença de 0,3 mm nessa medida acarretará um erro de uma dioptria no cálculo da LIO. - A previsibilidade do cálculo biométrico depende também da técnica cirúrgica empregada e do tipo da lente intra-ocular colocada. Não é possível diagnosticar lesões retinianas, maculares ou nervosas que predisponham o indivíduo à baixa acuidade visual pós-operatória somente por meio do exame de biometria. - O erro biométrico é mais freqüente em pessoas com comprimentos axiais extremos (alta miopia e alta hipermetropia) ou que já passaram por cirurgia prévia de córnea (refrativa, transplante, etc.), de glaucoma, de retina e de vítreo ou, ainda, em indivíduos com cicatrizes ou traumatismos prévios. Altos graus de astigmatismo em doenças corneanas (ceratocone, degeneração, pelúcida e ectasia corneana) igualmente ocasionam incorreções no cálculo biométrico.

Regiões estudadas

- Medida de estruturas in vivo aplicada para o globo ocular: comprimento axial do globo ocular, espessura do cristalino, profundidade da câmara anterior e do vítreo; - Cálculo de lente intra-ocular baseado em: curvatura da córnea, comprimento axial do globo ocular e constante da lente intra-ocular a ser implantada (pré-operatório de cirurgia de catarata); - Acompanhamento do crescimento do globo ocular em crianças.

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822