Biópsia simples por congelação, Vários Materiais

Outros nomes:

Anatomopatologico por congelação

Exame de congelação pré- operatória

Exame de congelação intra-operatória

Processamento e adequação da amostra

- O assessor médico responsável recebe o material, faz o exame macroscópico, seleciona a área a ser congelada, congela, corta e prepara a lâmina para a análise ao microscópio. Opcionalmente o assessor médico poderá preparar espécimes citológicos para a análise do material. - O resultado será informado ao cirurgião para que este possa dar continuidade à cirurgia. Havendo solicitação de encaminhamento para análises complementares como a citogenética, biologia molecular, microbiologia, citometria de fluxo etc., o patologista deverá coletar as amostras nos frascos adequados e encaminhar so setor da Distribuição. Após o exame o material será fixado em formol a 10% para o exame anatomopatológico confirmatório. - Em caso de amostra insuficiente/inadequada o cirurgião será solicitado a enviar novo material. As lâminas serão encaminhadas em caixas porta-lâminas junto com a solicitação do cirurgião e o laudo do patologista para o setor da Distribuição encaminhar para a Unidade Jabaquara.

Método

- O método consiste na congelação de um fragmento representativo do espécime em um criostato a -25 ºC. Este processo permite o efixação por congelação da amostra e corte fino do material para o preparo da lâmina histológica a ser examinada pelo patologista. Paralelamente o assessor médico pode preparar esfregaços citológicos auxiliares no diagnóstico. Todo o material será corado pelo método Hematoxilina e eosina ou azul de toluidina. Após o exame, todo o material é encaminhado para exame anatomopatológico convencional confirmatório.

Valor de referência

- Não se aplica.

Interpretação e comentários

- Trata-se de exame especializado para a avaliação de lesões ou nódulos suspeitos de neoplasias ou das margens de ressecção durante um ato cirúrgico, com o objetivo de auxiliar o cirurgião a decidir por interromper ou ampliar o procedimento cirúrgico.

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo Whatsapp (11) 3179-0822.

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 10x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame pelo Whatsapp (11) 3179-0822.