BK, pesquisa, escarro

Outros nomes:
BACILOS ALCOOL ACIDO RESISTENTE NO ESCARRO, PESQ
BACILOS DE KOCH NO ESCARRO, PESQ DE
BACILOS RESISTENTES NO ESCARRO
BK NO ESCARRO, PESQ DE
MICOBACTERIAS NO ESCARRO, PESQ DE
TUBERCULOSE, PESQ DE BK NO ESCARRO
ZIEHL NEELSEN, PESQ DE BK NO ESCARRO
BK, PESQUISA NO ESCARRO
BACILOSCOPIA DE BK NO ESCARRO

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 1 dia útil (incluindo sábados) às 18h

Interpretação e comentários

- O exame é útil no diagnóstico da tuberculose pulmonar e de outras micobacterioses. As maiores vantagens do método são a rapidez de execução e o alto valor preditivo positivo. Um resultado negativo, porém, não exclui a possibilidade de doença. Este teste se mostra menos sensível que a pesquisa do DNA (PCR para BK) e a cultura específica. Para aumentar sua sensibilidade, o estudo pode ser feito em três amostras, colhidas em dias distintos. - Em caso de negatividade do exame direto com suspeita clínica de doença, recomenda-se realizar cultura para micobactérias em três amostras de dias diferentes, de modo a aumentar a sensibilidade do teste, ou a pesquisa de DNA do bacilo por PCR.

Orientações necessárias

- É necessário retirar previamente no Fleury as instruções e o kit para a coleta de escarro, que deve ser feita em casa, antes do café-da-manhã. - O cliente deve escovar os dentes e bochechar com bastante água, tossir profundamente (tosse tipo diafragmática) e colocar o material no recipiente de coleta, observando bem o processo para que a amostra obtida seja realmente escarro, e não saliva. - O material deve ser entregue no Fleury em até 12 horas após a coleta, se em temperatura ambiente, ou até 72 horas, se mantido refrigerado (2 a 8 ºC). - Amostras de escarro colhidas durante 24 horas são desnecessárias e inadequadas ao exame. - No caso de uso prévio ou atual de antimicrobianos, deve ser informado o nome do medicamento. A administração de antimicrobianos não impede a realização da cultura, mas, em algumas situações, pode interferir no resultado. Não há necessidade de agendamento, porém existe possibilidade de espera para a coleta, caso a sala apropriada para este procedimento esteja sendo utilizada.

Processamento e adequação da amostra

- A amostra deve ser armazenada e transportada sob refrigeração (2-8 ºC) se o prazo de envio for superior a 12 horas e é estável por até 72 horas, quando refrigerada. - A amostra é estável por 12 horas quando mantida em temperatura ambiente. - Acondicionar o recipiente de coleta em saco plástico tipo ZIP e encaminhar para a Seção de Microbiologia.

Método

- Exame microscópico direto e após concentração da amostra, pelo método de coloração de Ziehl-Neelsen.

Valor de referência

- Pesquisa negativa. - Ausência de bacilos álcool-ácido resistentes.

Dias de Medicamento

IMPORTANTE: Anotar medicamento(s) do (s)último(s): 7 dias(s).

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822