BK, pesquisa, lavado gástrico

Outros nomes:
BACILOS ALCOOL ACIDO RESISTENTE LAV GASTRICO, PESQ
BACILOS DE KOCH NO LAVADO GASTRICO, PESQ DE
BK NO LAVADO GASTRICO
MICOBACTERIAS NO LAVADO GASTRICO, PESQ DE
TUBERCULOSE, PESQ DE BK NO LAVADO GASTRICO
BK, PESQUISA NO LAVADO GÁSTRICO
TBC, PESQ EM LAVADO GASTRICO

Jejum

Até 2 anos de idade jejum mínimo necessário de 4 horas

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 1 dia útil (sem contar o sábado) às 18h

Orientações necessárias

- Este exame é realizado em material colhido no Fleury ou não. - Para colher a amostra em casa, é necessário retirar o kit no Fleury (frasco estéril e carbonato de sódio). - O cliente deve informar ao Fleury os medicamentos antimicrobianos que tenha tomado nos últimos sete dias.

Processamento e adequação da amostra

- Enviar o material para a Seção de Microbiologia em até 12 horas, se mantido em temperatura ambiente, e em até 24 horas se refrigerado. Estabilidade da amostra: Temperatura ambiente: 12 horas; Refrigerado (2-8 ºC): 24 horas; Congelado (-20 °C): não aceitável.

Método

- Exame microscópico direto e após concentração da amostra, pelo método de coloração de Ziehl-Neelsen.

Valor de referência

- Pesquisa negativa. - Ausência de bacilos álcool-ácido resistentes.

Interpretação e comentários

- O exame é útil no diagnóstico da tuberculose pulmonar e de outras micobacterioses em pessoas em que não é possível a coleta de escarro ou em crianças. As maiores vantagens do método são a rapidez de execução e o alto valor preditivo positivo. Resultados negativos, porém, não excluem a possibilidade da doença. O fato é que, no diagnóstico da tuberculose, este exame mostra sensibilidade inferior à pesquisa do DNA do bacilo por PCR e à cultura específica. Além disso, a detecção de BAAR em secreção gástrica não é suficiente para firmar o diagnóstico de tuberculose, pois outras espécies de micobactérias podem estar presentes nesse material. A pesquisa do DNA de Mycobacterium tuberculosis é necessária para confirmação do diagnóstico.

Hospitais

- Fornecer para a coleta 100 mg de carbonato de sódio ou 1 mL de bicarbonato de sódio a 8,4% ( o mesmo utilizado em procedimentos hospitalares). - Enviar o material para a Seção de Microbiologia em até 12 horas, se mantido em temperatura ambiente, e em até 24horas se refrigerado.

Jejum

De 2 a 12 anos de idade jejum mínimo necessário de 6 horas

Jejum

Acima de 12 anos de idade jejum mínimo necessário de 12 horas

Dias de Medicamento

IMPORTANTE: Anotar medicamento(s) do (s)último(s): 7 dias(s).

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822