BK, pesquisa, primeira urina da manhã

Outros nomes:
BACILOS ALCOOL ACIDO RESISTENTES NA URINA, PESQ DE
BACILOS DE KOCH NA URINA, PESQ DE
BK NA URINA, PESQ DE
MICOBACTERIAS NA URINA, PESQ DE
TUBERCULOSE, PESQ DE BK NA URINA
BK, PESQUISA NA URINA
TBC, PESQUISA NA URINA
BAAR NA URINA, PESQUISA DE

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 1 dia útil (sem contar o sábado) às 18h

Orientações necessárias

- O cliente deve colher todo o volume da primeira urina da manhã. Antes da coleta, recomenda-se uma assepsia prévia dos genitais externos com água e sabão e, posteriormente, um enxágüe com água para retirar eventual resíduo. - A urina deve ser colhida em frasco que pode ser retirado previamente no Fleury. - Caso o exame seja solicitado em mais de uma amostra, a coleta pode ser feita em dias alternados ou consecutivos. Neste caso, cada amostra deve ser entregue preferencialmente no dia em que foi colhida. - O Fleury precisa receber as amostras até 12 horas após a coleta, caso sejam mantidas à temperatura ambiente, ou em 72 horas, se forem mantidas sob refrigeração (2-8 ºC). - A metodologia utilizada no Fleury não permite o uso de amostras de urina de 24 horas.

Interpretação e comentários

- O exame é útil no diagnóstico da tuberculose do trato urinário. Recomenda-se a pesquisa em, no mínimo, três amostras, colhidas em dias distintos, para aumentar a sensibilidade do método. Em caso de positividade, convém complementar a análise com pesquisa do DNA de Mycobacterium tuberculosis e/ou cultura específica, uma vez que o resultado pode ser devido a espécies não-patogênicas eventualmente colonizadoras do trato urinário inferior. A cultura específica e a pesquisa do DNA (PCR para micobactéria BK) são mais sensíveis do que este teste.

Processamento e adequação da amostra

- A amostra de urina é estável por até 12 horas caso seja mantida à temperatura ambiente e é estável por até 72 horas caso seja mantida sob refrigeração (2-8 ºC). - Amostras de urina de 24 horas não deverão ser recebidas. Caso o exame seja solicitado em mais de uma amostra, a coleta pode ser feita em dias alternados ou consecutivos, não havendo alteração no resultado. Recomenda-se para este exame a primeira urina da manhã. Estabilidade da amostra Temperatura ambiente: 12 horas; Refrigerado (2-8ºC): 72 horas; Congelado (-20 °C): não aceitável.

Método

- Exame microscópico direto e após concentração da amostra, pelo método de coloração de Ziehl-Neelsen.

Valor de referência

- Pesquisa negativa. - Ausência de bacilos álcool-ácido resistentes.

Dias de Medicamento

IMPORTANTE: Anotar medicamento(s) do (s)último(s): 7 dias(s).

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822