Manual de exames

BK, pesquisa, Vários Materiais

Outros nomes: Pesquisa de bacilo Koch, Pesquisa bacilos álcool ácido resistente vários materiais, Pesquisa de vários materiais bacilos de Koch, Baciloscopia, Pesquisa de BK vários materiais, Pesquisa de micobactérias vários materiais, Pesquisa BK em vários materiais, Coloração de Ziehl Neelsen vários materiais, Pesquisa no escarro micobactérias, Pesquisa micobactérias atípicas, Pesquisa atípicas micobactérias, Pesquisa de bacilos de Koch em vários materiais, Pesquisa de BK em vários materiais, Pesquisa de micobactérias em vários materiais, Coloração de Ziehl Neelsen em vários materiais, Pesquisa de micobactérias no escarro, Pesquisa de micobactérias atípicas

Este exame não precisa ser agendado

Orientações necessárias

- Exame realizado em diversos materiais clínicos como : fragmentos de tecido e secreções em geral, secreção traqueal, sangue menstrual e fezes (exceto secreção vaginal), que devem ser acondicionados em salina fisiológica estéril ou frasco estéril ou pode ser colhido no Fleury.
- Se a análise envolver material de córnea, a coleta tem de ser realizada por um médico oftalmologista
Atenção: Não realizamos este exame em ponta de cateter.
Materiais como : urina, escarro, liquor, lavado gástrico, lavado brônquico, devem seguir os procedimentos específicos de cada material:
- LAVADO BRÔNQUICO : A análise pode ser realizada em material colhido durante o exame de broncoscopia (que precisa ser agendado previamente) ou em amostra colhida pelo médico assistente e armazenada em frasco estéril.
- URINA : O cliente deve colher todo o volume da primeira urina da manhã. Antes da coleta, recomenda-se uma assepsia prévia dos genitais externos com água e sabão e, posteriormente, um enxágüe com água para retirar eventual resíduo.
- A urina deve ser colhida em frasco que pode ser retirado previamente no Fleury.
- Caso o exame seja solicitado em mais de uma amostra, a coleta pode ser feita em dias alternados ou consecutivos. Neste caso, cada amostra deve ser entregue preferencialmente no dia em que foi colhida.
- O Fleury precisa receber as amostras até 12 horas após a coleta, caso sejam mantidas à temperatura ambiente, ou em 72 horas, se forem mantidas sob refrigeração (2-8 ºC).
- A metodologia utilizada no Fleury não permite o uso de amostras de urina de 24 horas.
LIQUOR : - Este exame é realizado somente com pedido médico.
- A análise pode ser realizada em amostra de liquor enviada por outros estabelecimentos de saúde ou em material colhido no Fleury. Neste caso, o cliente deve agendar previamente a coleta.
- Menores de 18 anos devem estar acompanhados de um adulto responsável para a coleta do exame.
- ESCARRO : - É necessário retirar previamente no Fleury as instruções e o kit para a coleta de escarro, que deve ser feita em casa, antes do café-da-manhã.
- O cliente deve escovar os dentes e bochechar com bastante água, tossir profundamente (tosse tipo diafragmática) e colocar o material no recipiente de coleta, observando bem o processo para que a amostra obtida seja realmente escarro, e não saliva.
- O material deve ser entregue no Fleury em até 12 horas após a coleta, se em temperatura ambiente, ou até 72 horas, se mantido refrigerado (2 a 8 ºC).
- Amostras de escarro colhidas durante 24 horas são desnecessárias e inadequadas ao exame.
- No caso de uso prévio ou atual de antimicrobianos, deve ser informado o nome do medicamento. A administração de antimicrobianos não impede a realização da cultura, mas, em algumas situações, pode interferir no resultado. Não há necessidade de agendamento, porém existe possibilidade de espera para a coleta, caso a sala apropriada para este procedimento esteja sendo utilizada.
- LAVADO GÁSTRICO : Este exame é realizado em material colhido no Fleury ou não.
- Para colher a amostra em casa, é necessário retirar o kit no Fleury (frasco estéril e carbonato de sódio).
- O cliente deve informar ao Fleury os medicamentos antimicrobianos que tenha tomado nos últimos sete dias.


Processamento e adequação da amostra

Para materiais de Trato Respiratório (Secreção traqueal, Lavado brônquico ou broncoalveolar, escarro, fragmentos de pulmão)

Se houver a solicitação de exames de AP na mesma amostra, enviar o material primeiramente ao setor MIC devidamente identificado com as etiquetas código de barras (tanto da MIC quanto do AP) correspondentes aos exames solicitados, utilizando protocolo específico para envio de amostras nestas condições.
- Enviar o material em saco plástico apropriado à Seção de Microbiologia, em temperatura ambiente.

- Outros materiais
Estabilidade da amostra
Temperatura ambiente: 12 horas;
Refrigerado (2-8 ºC): 72 horas;
Congelado (-20 °C): não aceitável.

- LAVADO BRÔNQUICO:

- Acondicionar o frasco contendo a amostra em saco plástico tipo ZIP.
- Armazenar e transportar sob refrigeração (2-8 ºC), se prazo for superior a 12 horas.
- A amostra é estável por 72 horas.

Estabilidade da amostra:
Temperatura ambiente: 12 horas;
Refrigerado (2-8 ºC): 72 horas;
Congelado (-20 °C): não aceitável.

URINA:

- A amostra de urina é estável por até 12 horas caso seja mantida à temperatura ambiente e é estável por até 72 horas caso seja mantida sob refrigeração (2-8 ºC).
- Amostras de urina de 24 horas não deverão ser recebidas. Caso o exame seja solicitado em mais de uma amostra, a coleta pode ser feita em dias alternados ou consecutivos, não havendo alteração no resultado. Recomenda-se para este exame a primeira urina da manhã.

Estabilidade da amostra
Temperatura ambiente: 12 horas;
Refrigerado (2-8ºC): 72 horas;
Congelado (-20 °C): não aceitável.


-LIQUOR:

- Enviar o material em saco plástico aporpriado em temperatura ambiente, para a Seção de Microbiologia.

Estabilidade da amostra
Temperatura ambiente: 8 horas;
Refrigerado (2-8 ºC): 72 horas;
Congelado (-20 °C): não aceitável.

- ESCARRO :

- A amostra deve ser armazenada e transportada sob refrigeração (2-8 ºC) se o prazo de envio for superior a 12 horas e é estável por até 72 horas, quando refrigerada.
- A amostra é estável por 12 horas quando mantida em temperatura ambiente.
- Acondicionar o recipiente de coleta em saco plástico tipo ZIP e encaminhar para a seção.
Estabilidade da amostra:
Temperatura ambiente: 12 horas;
Refrigerado (2-8 ºC): 24 horas;
Congelado (-20 °C): não aceitável.

LAVADO GÁSTRICO:

Unidades:

- Enviar o material para a Seção de Microbiologia em até 12 horas, se mantido em temperatura ambiente, e em até 24 horas se refrigerado.

Estabilidade da amostra:
Temperatura ambiente: 12 horas;
Refrigerado (2-8 ºC): 24 horas;
Congelado (-20 °C): não aceitável.

Coleta em Hospitais
- Fornecer para a coleta 100 mg de carbonato de sódio ou 1 mL de bicarbonato de sódio a 8,4% ( o mesmo utilizado em procedimentos hospitalares).

- Enviar o material para a Seção de Microbiologia em até 12 horas, se mantido em temperatura ambiente, e em até 24horas se refrigerado

Método

- Exame microscópico direto e após concentração da amostra (quando indicado), com coloração pelo método de Ziehl-Neelsen.

Valor de referência

- Pesquisa negativa.
- Ausência de bacilos alcool-ácido resistentes.

Interpretação e comentários

- O exame é útil no diagnóstico das infecções causadas por Mycobacterium spp em diversos materiais que não sejam urina, escarro, liquor, lavado brônquico e lavado gástrico, pois estes últimos são analisados em exames específicos. As maiores vantagens do método são a rapidez de execução e o alto valor preditivo positivo. Um resultado negativo, porém, não exclui a possibilidade de doença. Este estudo apresenta sensibilidade inferior à pesquisa do DNA (PCR para Mycobacterium tuberculosis) e à cultura específica.

Convênio e cobertura

Consulte nossa página de Convênios para mais informações

Particular e valores

Não tem convênio? Fale com a gente e consulte as condições especiais de pagamento particular.

Faça em casa

Agora, você pode fazer exames de sangue, urina e fezes em casa, no trabalho ou onde preferir. Consulte as regiões de cobertura