Borrelia Burgdorferi (Doença de Lyme), Pesquisa Qualitativa do DNA

Outros nomes:
TESTE MOLECULAR PARA DOENÇA DE LYME
TESTE MOLECULAR PARA BORRELIOSE, PCR PARA

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 20 dias corridos às 18h

Orientações necessárias

- Não é necessário preparo para este exame. - Este exame pode ser realizado no sangue, ou no liquor. -Cliente com idade inferior a 16 anos, necessário estar acompanhado de um responsável adulto no dia do exame. - Liquor -- Este exame é realizado em amostra de liquor colhida no Fleury ou enviada. -- Para coleta no Fleury, é necessário pedido médico e agendamento prévio. -- Amostras não colhidas no Fleury devem permanecer refrigeradas e ser entregues até 48 horas após a coleta, em frasco estéril, com volume mínimo de 1 mL. -- O Fleury não aceita material acondicionado em seringa com agulha.

Processamento e adequação da amostra

1. Sangue: - Não centrifugar - Enviar o material no próprio tubo de coleta, refrigerado. NÃO CONGELAR. 2.Liquor - Não centrifugar - Enviar, no mínimo, 1 mL de liquor, em frasco estéril, refrigerado. Estabilidade da amostra: 1.Sangue: Temperatura ambiente: 48 horas Refrigerado (2º-8ºC): 7 dias Congelado (-20ºC): não aceitável 2.Liquor: Temperatura ambiente: 48 horas Refrigerado (2º-8ºC): 7 dias Congelado (-20ºC): 30 dias

Método

Reação em cadeia da polimerase (PCR) em tempo real.

Valor de referência

NÃO DETECTADO

Interpretação e comentários

A doença de Lyme é uma infecção multifásica e multissistêmica causada por espiroquetas do complexo Borrelia burgdoferi, transmitidas ao ser humano por meio da picada de carrapatos. Nos EUA e na Europa, é a doença derivada de carrapatos mais comum; contudo, no Brasil, não foi demonstrada a presença de nenhuma das espécies desse complexo, embora existam algumas evidências esporádicas de que exista em nosso meio uma espécie de Borrelia geno e sorotipicamente distinta daquelas encontradas no Hemisfério Norte. O espectro clínico da doença é amplo. O sinal mais precoce e clássico é o eritema migrans, presente em cerca de 80% dos pacientes. Outras manifestações precoces incluem mal-estar, cefaleia, febre, linfadenopatia, mialgia e artralgia. Na fase crônica, podem ocorrer artrites, dermatite atrófica, doença neurológica e cardíaca. O método de escolha para o diagnóstico de doença de Lyme, é a sorologia; contudo, a soroconversão pode levar até 4 semanas para ocorrer. A PCR pode ser útil para o diagnóstico nesse período, ou ainda para a detecção da presença da bactéria no liquor, no líquido sinovial ou pericárdico nas apresentações crônicas. Esta PCR detecta e diferencia as seguintes espécies de Borrelia: - B. burgdoferi (EUA) - B. mayonii (EUA) - B. afzellii (Europa) - B. garinii (Europa)

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822